Brasil,

Exame genético auxilia no diagnóstico precoce do câncer de próstata

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ananda Cavalcanti
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Detecção do risco aumentado permite a adoção de acompanhamento personalizado

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ainda de acordo com o instituto, são estimados 65.840 novos casos desse tipo de câncer até o fim de 2020. O Novembro Azul busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença, quando é identificada em sua fase inicial, apresenta maiores chances de recuperação e pode ter causas genéticas.

Algumas pessoas tendem a ter maior propensão a desenvolver certos tipos de cânceres devido a herança genética. As mutações genéticas são comuns e acontecem bastante nas células do corpo. Porém, geralmente elas são reparadas ou eliminadas pelo próprio organismo. Grande parte das mutações não trazem danos para a saúde, mas algumas delas podem ampliar o risco de desenvolver câncer, como quando acontece nos genes BRCA1 e BRCA2, que aumenta o risco das mulheres desenvolverem câncer de mama e ovário e dos homens, de próstata. Alterações genéticas são responsáveis por 5% a 10% dos casos de câncer.

“Ao realizar um teste genético, é possível identificar se existe uma mutação dos genes associados a este tipo de câncer. Ao verificar esta alteração e a existência do risco, pode-se estabelecer um plano de vigilância, diferente do adotado pela população normal”, explica João Bosco Oliveira, médico imunologista e geneticista, sócio-fundador da Genomika Einstein. A detecção precoce da doença permite um tratamento menos agressivo e menor chance de morte.

O acesso a esse exame, atualmente, é facilitado. Com a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar de 2013, os testes de sequenciamento dos genes BRCA1 e BRCA2 passaram a integrar o rol de exames genéticos cobertos integralmente pelos planos de saúde. Caso o paciente preencha alguns critérios e pré-requisitos determinados pela ANS, é possível fazer esses testes através dos convênios. A realização do exame é simples e basta a coleta de sangue ou saliva para extração do DNA e permitir que o sequenciamento seja feito.

Devem recorrer aos exames genéticos pessoas que têm casos de câncer de próstata na família. Pacientes que o pai ou irmãos tiveram a doença antes dos 60 anos têm um risco de 3 a 10 vezes maior do que os homens sem histórico familiar. Porém, é sempre bom lembrar que hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, além de investir em uma dieta balanceada e nutritiva são atitudes que ajudam a diminuir o risco e de diversas outras doenças.

Sobre a Genomika – A Genomika Einstein é o laboratório de genética do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos pioneiros do Brasil a trazer a tecnologia de sequenciamento de segunda geração para o diagnóstico clínico de doenças raras e hereditárias, oncologia, medicina fetal e reprodutiva e farmacogenética. O laboratório conta com uma equipe de especialistas nas diversas áreas de biologia molecular, citogenética e bioinformática. Possui mais de 500 testes genéticos no portfólio e atende diversos planos de saúde. Com sede no Recife e unidade própria em São Paulo e Porto Alegre, a Genomika Einstein atua de forma ampla no Hospital Israelita Albert Einstein e cooperativa com parceiros em outros estados e uma rede extensa de logística, coletando amostras em diversas cidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar