Brasil,

SP realiza mesa redonda sobre tomada de decisão apoiada, curatela e perícia médica

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Mais de 50 espectadores puderam conhecer sobre o tema na perspectiva da elaboração dos laudos médicos

Nesta segunda (16), o Governo do Estado de São Paulo realizou a mesa redonda "Tomada de decisão apoiada, curatela e perícia médica", com o intuito de apresentar o conceito da capacidade jurídica aos peritos do Instituto de Medicina Social de Criminologia de São Paulo (Imesc).

O evento online, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Justiça e Educação por meio do Instituto de Medicina Social de Criminologia (Imesc) e Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efape), alcançou mais de 50 espectadores.

A transmissão ao vivo, totalmente acessível e gratuita, contou com a presença de autoridades como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, a Mestre e Doutoranda em direito Dra. Viviane Limongi, o cardiologista perito do Imesc, Élcio Rodrigues, a consultora jurídica do Instituto Jô Clemente, Stella Reicher e o diretor do Núcleo Perícias Clínicas do Imesc, Felipe Salles.

Durante a abertura do evento, a Secretária de Estado Célia Leão ressaltou a importância do tema. "Esse assunto merece uma discussão abrangente. É muito importante que as pessoas possam tomar suas decisões e a tomada de decisão apoiada e a curatela fazem parte disso, trazendo às pessoas mais responsabilidade e maturidade", afirmou.

A mesa redonda foi uma realização do Grupo de Trabalho Capacidade Jurídica e Tomada de Decisão Apoiada, uma ação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que tem por objetivo garantir os avanços necessários para o acesso das pessoas com deficiência aos direitos previstos pelos artigos 6 e 84 da Lei Brasileira de Inclusão, Lei Federal nº 13.146/2015.

Tomada de Decisão Apoiada

A Tomada de Decisão Apoiada (TDA) é o processo judicial pelo qual a pessoa com deficiência que assim desejar, escolher pelo menos duas pessoas de sua confiança para lhe apoiar na prática de atos da vida civil, fornecendo elementos e informações para que possa fazer suas escolhas e decisões.

Atualmente a presunção é de que a pessoa com deficiência tem capacidade para exercer seus direitos. Por isso, as pessoas com deficiência devem ter assegurado o direito de expressar sua vontade, fazer escolhas e tomar decisões, ainda que para isso precisem de apoios ou recursos de acessibilidade.

Curatela

A curatela é medida judicial excepcional que apenas deve ser aplicada de forma limitada e proporcional às necessidades e às circunstâncias de cada pessoa, na medida em que restringe o exercício de direitos pela própria pessoa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar