SEGS Portal Nacional

Saúde

Programa de reabilitação intestinal do hospital Samaritano Higienópolis otimiza em 54% estado nutricional de crianças com doença rara

  • Quinta, 19 Novembro 2020 16:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Marchi Gherini Tufolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pacientes com Falência Intestinal recebem tratamento e prevenção de complicações associadas à doença, que atinge de 4 a 6 pessoas a cada milhão de habitantes

O Hospital Samaritano Higienópolis reforça nesta terça-feira (17), Dia da Prematuridade, a importância de seu programa de Reabilitação intestinal, que auxilia crianças com Falência Intestinal muitas vezes secundária após quadro de enterecolite necrosante que acomete prematuros, doença rara, e que impede a alimentação dos pequenos. Referência neste tratamento, a unidade recebeu de 2015 a 2020 mais de 30 crianças com este perfil, com idade média de aproximadamente 6 meses. Acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, as crianças com Falência Intestinal tiveram melhora significativa no estado nutricional. Uma otimização de 54% da desnutrição se levado em conta peso x idade (diminuiu de 77% para 23%). A chefe do centro de reabilitação intestinal do Samaritano Higienópolis, Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo, é responsável por este trabalho e fala sobre o tema hoje, às 16h, como uma das palestrantes do Primeiro simpósio Internacional de Enterocolite Necrosante. Veja aqui os detalhes do evento online e gratuito.

O programa de Reabilitação Intestinal Pediátrico é destinado a crianças com falência intestinal (intestino ultracurto), ou seja, que perderam uma parte significativa do intestino ou com alteração de absorção. Com este diagnóstico, a criança não consegue absorver os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver de forma adequada dependendo de nutrição parenteral (pela veia). Esta é uma condição clínica extremamente rara. De acordo com a literatura médica, ocorrem de 4 até 6 casos a cada 1 milhão de habitantes na Europa ou Estados Unidos ( Howard L.). Em paralelo com o Brasil, seriam 824 casos por milhão (Galvão; Lee; Pecora; David; Carneiro D´Albuquerque).

A recomendação é que os pacientes com Falência Intestinal sejam encaminhados para Centros de Reabilitação Intestinal capacitados, para tratamento e prevenção de complicações associadas à doença. O acompanhamento dos pacientes por um centro especializado, além de otimizar o tratamento clínico e nutricional hospitalar, permite, após a estabilização nutricional, a continuidade da nutrição parenteral em regime domiciliar.

O programa do hospital Samaritano Higienópolis, por exemplo, prepara e treina as famílias para que elas também sejam cuidadores, o centro do tratamento. São módulos de aprendizado que somam aproximadamente um mês e meio, durante internação no hospital. “Nestes casos os pais têm dois caminhos: o home care tradicional ou assumir o cuidado”, diz a Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo.

Vários fatores compõem este acompanhamento: a aderência da família, equipe multidisciplinar envolvida, nutricional, reconstrução do trato gastrointestinal, prevenção da sepse e da falência hepática, preservação dos acessos venosos centrais, e, em alguns casos, o transplante. Algumas crianças passam por transplante pediátrico intestinal, mas a maioria vive da alimentação supervisionada, frequentando a escola e vivendo uma vida com qualidade apesar da nutrição parenteral.

Sobre o Americas:

O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,7 mil leitos. O Americas faz parte do UnitedHealth Group Brasil. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version