Brasil,

Programa de reabilitação intestinal do hospital Samaritano Higienópolis otimiza em 54% estado nutricional de crianças com doença rara

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Marchi Gherini Tufolo
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pacientes com Falência Intestinal recebem tratamento e prevenção de complicações associadas à doença, que atinge de 4 a 6 pessoas a cada milhão de habitantes

O Hospital Samaritano Higienópolis reforça nesta terça-feira (17), Dia da Prematuridade, a importância de seu programa de Reabilitação intestinal, que auxilia crianças com Falência Intestinal muitas vezes secundária após quadro de enterecolite necrosante que acomete prematuros, doença rara, e que impede a alimentação dos pequenos. Referência neste tratamento, a unidade recebeu de 2015 a 2020 mais de 30 crianças com este perfil, com idade média de aproximadamente 6 meses. Acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, as crianças com Falência Intestinal tiveram melhora significativa no estado nutricional. Uma otimização de 54% da desnutrição se levado em conta peso x idade (diminuiu de 77% para 23%). A chefe do centro de reabilitação intestinal do Samaritano Higienópolis, Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo, é responsável por este trabalho e fala sobre o tema hoje, às 16h, como uma das palestrantes do Primeiro simpósio Internacional de Enterocolite Necrosante. Veja aqui os detalhes do evento online e gratuito.

O programa de Reabilitação Intestinal Pediátrico é destinado a crianças com falência intestinal (intestino ultracurto), ou seja, que perderam uma parte significativa do intestino ou com alteração de absorção. Com este diagnóstico, a criança não consegue absorver os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver de forma adequada dependendo de nutrição parenteral (pela veia). Esta é uma condição clínica extremamente rara. De acordo com a literatura médica, ocorrem de 4 até 6 casos a cada 1 milhão de habitantes na Europa ou Estados Unidos ( Howard L.). Em paralelo com o Brasil, seriam 824 casos por milhão (Galvão; Lee; Pecora; David; Carneiro D´Albuquerque).

A recomendação é que os pacientes com Falência Intestinal sejam encaminhados para Centros de Reabilitação Intestinal capacitados, para tratamento e prevenção de complicações associadas à doença. O acompanhamento dos pacientes por um centro especializado, além de otimizar o tratamento clínico e nutricional hospitalar, permite, após a estabilização nutricional, a continuidade da nutrição parenteral em regime domiciliar.

O programa do hospital Samaritano Higienópolis, por exemplo, prepara e treina as famílias para que elas também sejam cuidadores, o centro do tratamento. São módulos de aprendizado que somam aproximadamente um mês e meio, durante internação no hospital. “Nestes casos os pais têm dois caminhos: o home care tradicional ou assumir o cuidado”, diz a Dra. Maria Fernanda Carvalho de Camargo.

Vários fatores compõem este acompanhamento: a aderência da família, equipe multidisciplinar envolvida, nutricional, reconstrução do trato gastrointestinal, prevenção da sepse e da falência hepática, preservação dos acessos venosos centrais, e, em alguns casos, o transplante. Algumas crianças passam por transplante pediátrico intestinal, mas a maioria vive da alimentação supervisionada, frequentando a escola e vivendo uma vida com qualidade apesar da nutrição parenteral.

Sobre o Americas:

O Americas é um grupo médico-hospitalar composto por hospitais-referência e clínicas especializadas. Está presente em cinco estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal, totalizando mais de 2,7 mil leitos. O Americas faz parte do UnitedHealth Group Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar