Brasil,

Dia do Biomédico: Você sabia que a profissão é uma das que mais oferecem especializações na área da saúde?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A coordenadora dos cursos de pós-graduação de Biomedicina da Unyleya, revela que as áreas que mais serão requisitadas são as que atuam com tecnologia

Considerada uma das profissões mais abrangentes da área da saúde, a Biomedicina promove ciência e bem-estar para a população em geral. Não é à toa que no dia 20 de novembro comemora-se o Dia do Biomédico.

“Essa é uma área muito importante, pois os profissionais que se formam podem cuidar da saúde da população tanto diretamente como indiretamente”, relata Juliana Machado, coordenadora dos cursos de pós-graduação de Biomedicina da Unyleya

Para quem não sabe, o biomédico é responsável pela identificação, classificação e estudo de microorganismos causadores de doenças. Ele também desenvolve soros, vacinas e reagentes, em análises físico-químicas e microbiológicas para verificar a qualidade e contaminação de alimentos, participa de pesquisas em todas as áreas da genética e de reprodução humana. Além disso, atua no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, no processamento de sangue e sua sorologia, realiza exames pré e pós-transfusionais e lida com a operação de equipamentos em tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia e radiologia médica.

A profissão de Biomedicina surgiu da necessidade de uma formação mais capacitada nas disciplinas básicas para os alunos de Medicina e Odontologia, e em 1979, criou-se através de decreto, o Conselho Federal de Biomedicina e os Conselhos Regionais da profissão.

A coordenadora explica que para escolher atuar na profissão, é preciso, sobretudo, gostar de estudar, ter interesse pelo novo e buscar sempre se aprimorar, e que existem diversas habilitações em que o biomédico pode se especializar, entre elas: Acupuntura, Análises Ambientais, Análises Bromatológicas, Auditoria, Banco de Sangue, Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Docência e pesquisa (Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia), Farmacologia, Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico. Há ainda Genética, Gestão das Tecnologias de Saúde, Hematologia, Histotecnologia Clínica, Imagenologia, Imunologia, Informática de Saúde, Microbiologia, Microbiologia dos Alimentos, Monitoramento Neurofisológico Transoperatório, Parasitologia, Patologia Clínica (Análises Clínicas), Perfusão Extracorpórea, Práticas Integrativas e Complementares, Radiologia, Reprodução Humana, Sanitarista, Saúde Pública e Toxicologia.

O salário médio de um biomédico no Brasil está em torno de R$ 2.400,00 e R$ 2.600,00, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2019. Claro que o valor vai depender muito de qual área o profissional irá atuar.

Segundo Juliana, todas as áreas da Biomedicina que atuarem com tecnologia serão sempre requisitadas, tais como gestão, empreendedorismo e inovação, Diagnóstico Molecular e Bioinformática. Isso porque as novas demandas do século XXI exigem profissionais qualificados para pesquisas clínicas e diagnósticos complexos, que requerem a utilização de plataformas e bancos de dados gigantescos.

Ela aponta também para a Biomedicina estética, que é uma das áreas que será muito demandada e um dos motivos para a grande procura se deve principalmente à curva de envelhecimento da população e a busca cada vez maior por procedimentos estéticos e melhora na autoestima. O futuro para essa área também é promissor, por sempre haver muita inovação nos produtos e técnicas, despertando assim o interesse cada vez maior das pessoas.

Ainda de acordo com a coordenadora da Unyleya, o curso de Biomedicina Estética teve sua aprovação pelo Conselho Federal de Medicina em 2011 e desde lá só vem se fortalecendo. “O grande número de profissionais Biomédicos que procuram esse curso de pós-graduação pode ser pela melhora do salário e a possibilidade de atuar como autônomo”, revela.

Coordenadora dos cursos de pós-graduação de Biomedicina Estética, enfermagem estética, Farmácia estética, Saúde estética interdisciplinar e Gestão da qualidade em saúde – adm laboratorial, da Unyleya, Juliana Tironi Machado é Biomédica Esteta da Clínica Malinosk Vicaria.

Sobre a Unyleya

Fundada em 2006, a Unyleya é uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil. A Instituição conta atualmente com mais de 200 mil estudantes – o que a torna a maior do país em número de alunos, mais de 250 mil formados desde sua fundação, 18 cursos de Graduação e mais de mil de Pós-Graduação em 50 diferentes áreas do conhecimento. Além dos cursos, a Unyleya também oferece Centros de estudo e pesquisa (CEJUR, CETEC, CEENG, NEPICS e Escola de Negócios Unyleya).

A Unyleya conta com mais de 3 mil colaboradores, tem unidades físicas em todo o país, com destaque para a sede acadêmica no Rio de Janeiro e a administrativa em Brasília. Mesmo com as unidades físicas, a Instituição de Ensino consolida seu modelo de ensino na Educação 100% digital.

Com metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e específicas do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação a Distância no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar