SEGS Portal Nacional

Saúde

Cinco principais perguntas sobre o diabetes respondidas por especialistas

  • Quarta, 11 Novembro 2020 10:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

- Endócrinos destacam dúvidas frequentes de consultórios

- 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes

Meu filho vai nascer com diabetes porque eu tenho diabetes gestacional?

Não, de forma alguma. O diabetes gestacional é muito mais parecido com diabetes tipo 2, que tem a ver com resistência à insulina, ganho de peso, genética e história familiar. A mulher que até então não tinha diabetes, acaba desenvolvendo a hiperglicemia, que é o chamado diabetes gestacional, a partir da 26ª ou 28ª semana da gravidez em razão também do ganho de peso e dos hormônios placentários. O diabetes gestacional precisa de tratamento para evitar complicações para o bebê, para mãe e durante o parto.

Comer doce causa diabetes?

Isso é um grande mito. O diabetes tipo 2, que corresponde a 90% dos casos, , do mundo e tem várias causas que, em conjunto, desencadeiam a doença. São elas: sedentarismo, tendência genética e, principalmente, o ganho de peso, decorrente do excesso de calorias ingeridas. Dessa forma, a pessoa pode ter excesso de calorias tanto por ingerir açúcar como também por ingerir pão, batata, arroz e outros tantos alimentos. Resumindo: não é o fato de comer especificamente açúcar que causa diabetes, mas sim o fato de comer qualquer alimento em excesso.

Tenho diabetes e hipotireoidismo, uma coisa pode afetar outra?

É importante diferenciar nesse caso diabetes tipo 1 e tipo 2. O paciente portador de diabetes tipo 1 têm uma chance maior de desenvolver o hipotireoidismo, principalmente porque a principal causa disso também é uma doença autoimune. Mas não se pode dizer que o hipotireoidismo pode descompensar esse diabetes. No caso do paciente com diabetes tipo 2, a obesidade e a resistência insulínica apresentadas pode aumentar o risco de desenvolver nódulo de tireoide e até câncer de tireoide.

Quem tem diabetes pode fazer exercício?

Pode e deve. A atividade física melhora o controle do diabetes e atividades como musculação e pilates ajudam no controle da glicose do sangue e trazem outros benefícios, como prevenção da osteoporose. Até mesmo atividade física aeróbica, como caminhar ou dançar, ajudam bastante no controle do diabetes e no sistema cardiovascular. Mas é muito importante lembrar que antes de qualquer atividade fisica, é fundamental conversar com um médico para fazer uma avaliação e determinar qual será o melhor exercício físico em cada caso.

Tenho diabetes, mas posso consumir frutas à vontade porque são saudáveis, né?

Pode consumir frutas sim, mas com moderação. Em média, é permitido de três a quatro porções de fruta por dia para quem tem diabetes. É muito importante verificar o potencial dessas frutas em aumentar a glicemia. Frutas com índice glicêmico alto, tais como banana, manga, ameixa e goiaba devem ser consumidas com menos frequência do que frutas que têm um índice glicêmico mais baixo, como maçã, pera, morango, laranja, mexerica.

Em relação às frutas que têm bagaço, a recomendação é consumir a fruta e não suco dela, pois o suco apenas pode aumentar a glicemia. A dica é não retirar o bagaço da fruta ou a casca, pois as fibras contidas nelas podem ajudar a diminuir a glicemia.

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version