Brasil,

Especialistas alertam para queda maior que 60% na vacinação infantil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Erika Nascimento
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Imagem: Freepik Imagem: Freepik

Taxa de vacinação infantil no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) reduziu de 24% em 2019 para 62,5% em 2020. Crianças com menos de um ano podem contrair meningite, poliomielite, rotavírus (diarreia grave), coqueluche, entre outros, caso não sejam vacinadas ainda neste ano

Durante a pandemia de Covid-19, os alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) não foram suficientes para aumentar a adesão da vacinação entre crianças e adultos em todo o mundo.

No Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) não foi diferente e a redução chegou a 62,5% comparado a 24% em 2019 em vacinas infantis. As vacinas para adultos contra a gripe influenza também reduziu para 76,5% nos meses de janeiro a setembro de 2020, comparado ao ano anterior.

Não comparecer às unidades ou postos de saúde para vacinar crianças pode acarretar no surgimento de novos casos ou surtos de doenças que já foram controladas, como, meningite, poliomielite, rotavírus (diarreia grave), coqueluche, entre outras.

O que preocupa ainda é a baixa taxa de vacinação infantil, principalmente com o retorno das aulas onde o risco de infecções e transmissões pode ocorrer em alta escala para quem não está imune.

Para a infectologista do HSPE, Dra Andrea Almeida a queda acentuada foi de fato devido à pandemia, mas isso não pode ser desculpa para não vacinar adultos e principalmente gestantes e crianças ainda mais no momento que estamos enfrentando. "Os surtos de febre amarela além de sarampo, caxumba e rubéola podem voltar. A meningite pode retornar com números altos e graves e a hepatite A que é uma doença de transmissão oral e fecal. Estamos acendendo o alerta vermelho, por que é necessário que a população coloque em dia sua carteira de vacina, não só para doenças de transmissão respiratória, mas todas as que são passiveis de prevenção", enfatiza a Dra.

Segundo informações do Ministério da Saúde ocorreu uma queda de 99% do primeiro trimestre de 2019 para 88,9% nos primeiros seis meses de 2020 nas taxas de vacinação infantil em todo o país. O alerta principal é para crianças de até um ano de idade, onde a redução foi em seis das oito principais vacinas aplicadas que são hepatite A e a tríplice viral que protege contra caxumba, sarampo e rubéola.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar