Brasil,

Primavera e alergias: saiba as causas e como prevenir problema que atinge 30% da população no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Rodrigues Jacomite
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Primavera e alergias: saiba as causas e como prevenir problema que atinge 30% da população no Brasil

Período que se estende de setembro a dezembro é conhecido pelo aumento de casos de crises alérgicas; máscaras utilizadas em meio à pandemia podem ajudar no impacto

Crises alérgicas se acentuam na primavera, e a razão delas é a própria natureza. A concentração do pólen das gramíneas no ar durante a estação pode ser até dez vezes maior do que nas outras épocas do ano. É essa poeira invisível que, em contato a mucosa, causa a irritação, ou a reação inflamatória, que atinge olhos, nariz e garganta, fenômeno chamado de polinose

"A polinose no sul do país é uma agravante para as doenças respiratórias", explica o médico Flávio Massao Mizoguchi, do Centro de Rinite do Hospital IPO. As manhãs mais secas da primavera são as piores para quem sofre de rinite, sinusite e asma, porque é quando há mais pólens espalhados pelo ar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que 30% da população no Brasil tem algum tipo de alergia. E aponta que a rinite alérgica pode ser considerada a doença de maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas — atinge até 25% da população em todo o mundo — e está entre as dez razões mais frequentes de atendimento primário à saúde.

Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia apontam que, no Brasil, são cerca de 20 milhões de asmáticos — no mundo, o número chega a 300 milhões. É uma das doenças crônicas mais comuns, atinge adultos e crianças e é uma das causas mais significativas de absenteísmo e de ausência escolar.

Já a sinusite afeta uma em cada oito pessoas em todo o planeta, segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF, na sigla em inglês) e é a quinta causa mais frequente do consumo de antibióticos.

Máscaras e óculos ajudam na proteção

Para minimizar os efeitos do fenômeno, soro fisiológico para limpar a fossa nasal, colírio para aliviar irritação nos olhos são sempre úteis. "Uma vez em crise, as opções são um antialérgico oral e o spray nasal de medicamento. Mas é importante que o paciente nunca faça auto-medicação", destaca Mizoguchi. Se o problema se agravar, a indicação é procurar um médico.

As máscaras do combate à covid-19 são ferramentas úteis para tentar evitar crises, o caso daqueles que precisam estar em ambiente externo. É preciso escolher, porém, o modelo mais indicado para evitar outros problemas. "Máscaras N95 e PFF2 são as que filtram melhor, mas podem dificultar a respiração. Já as máscaras sintéticas podem causar alergia de pele em algumas pessoas", informa Mizoguchi.

Manter as janelas fechadas pela manhã em dias secos e de muito vento ajuda a diminuir a entrada de pólens em casa. Cuidar para que o ambiente interno esteja sempre limpo, livre de poeira e de ácaros é também uma boa maneira de diminuir os efeitos da estação.

Principais sintomas da polinose

· Espirros

· Olhos e nariz irritados

· Coceira no nariz, garganta e olhos

· Nariz entupido

· Tosse frequente

· Falta de ar por conta do agravamento da asma

· Coriza

· Chiado no peito


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar