Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Hospital Paulista adquire novos equipamentos para ampliar e qualificar ainda mais atendimento

Rinomanômetro e videonistagmógrafo são usados no tratamento de doenças nasais e auditivas

As cirurgias para correção de obstrução nasal e de suporte às alergias que mais afetam o nariz podem gerar muitas dúvidas relativas ao pré e pós-operatório. Afinal, a partir de quando é recomendável o processo cirúrgico? Como aferir o nível de comprometimento e posterior melhora da respiração em um paciente?

Para auxiliar nestas questões, o Hospital Paulista passou a contar neste mês de outubro com um novo aparelho médico: o rinomanômetro. Sob responsabilidade técnica das otorrinolaringologistas Cristiane Passos Dias Levy e Sheila Maria Cardinali Tamiso, o equipamento permite a realização da rinomanometria computadorizada e da rinomanometria acústica.

“É um aparelho responsável por exames ligados à parte respiratória. Ele auxilia no diagnóstico, mas também no período pré e pós-operatório de cirurgias nasais”, explica Sheila.

De acordo com Cristiane, a rinomanometria permite uma avaliação mais moderna e precisa do comprometimento respiratório de pacientes que relatam problemas nasais. “Com o rinomanômetro, o otorrinolaringologista pode identificar se a queixa do paciente é apenas uma impressão ou, por exemplo, se uma das cavidades apresenta maior dificuldade na passagem do ar”, destaca.

Por sua vez, no pós-operatório, o rinomanômetro é utilizado para estabelecer comparações e demonstrar a efetividade do procedimento cirúrgico a que o paciente foi submetido. Essa avaliação permite uma maior eficácia na continuidade do tratamento, garantindo, inclusive, segurança ao paciente e à equipe médica quanto à cirurgia realizada.

“Na rinomanometria computadorizada, um terminal de pressão é posicionado em cada cavidade nasal para aferir seu funcionamento. A partir dele, o médico consegue identificar o diferencial de pressão e o fluxo aéreo transnasal em cada cavidade. Assim, é possível quantificar a resistência ao fluxo aéreo no nariz. Ou seja, o ‘tamanho’ da dificuldade do paciente em respirar pelo nariz”, afirma Cristiane.

É uma medição objetiva do fluxo, que também permite avaliar a eficácia dos tratamentos de rinites alérgicas, quadros de desvio de septo e crianças com adenoides e graduar os efeitos dos tratamentos em pacientes que são classificados como respiradores orais.

“Já a rinomanometria acústica calcula as áreas transversais da cavidade nasal, desde as narinas até a nasofaringe. Por ser um exame estático, sua aplicação independe do fluxo aéreo transnasal. O método permite avaliar medidas antes e depois do uso de descongestionantes, verificando se a causa da obstrução nasal é principalmente esquelética ou mucosa”, completa Sheila.

O rinomanômetro já está em pleno funcionamento e é mais uma das opções oferecidas pelo Hospital Paulista aos pacientes, de modo a garantir a eficácia de tratamentos cirúrgicos no nariz.

Videonistagmógrafo

Outra novidade do Hospital Paulista na reta final de 2020 é a segunda unidade do videonistagmógrafo. O aparelho é responsável pela videonistagmografia, um exame capaz de testar a função do labirinto e as suas funções neurológicas relacionadas.

O procedimento permite aferir, por exemplo, se a tontura é causada pela vertigem posicional paroxística benigna ou pela doença de Menière (enfermidades do ouvido interno) ou ainda se está relacionada a doenças neurológicas, como a esclerose múltipla ou um acidente vascular cerebral.

“A segunda unidade do videonistagmógrafo permite ao Hospital Paulista ampliar seu atendimento, resultando em maior comodidade aos pacientes. Trata-se de um exame muito importante, responsável pela avaliação vestibular, e essencial no diagnóstico correto e preciso dos pacientes que se queixam de tontura”, explica o otorrinolaringologista Ricardo Schaffeln Dorigueto.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada, a 300 metros da estação Hospital São Paulo (linha 5-Lilás) e a 800 metros da estação Santa Cruz (linha 1-Azul/linha 5-Lilás), possui 42 leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, mensalmente, 500 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e pronto-socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, apresenta índice de infecção hospitalar próximo a zero. Dispõe de profissionais de alta capacidade e professores-doutores, sendo catalisador de médicos diferenciados e oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo