SEGS Portal Nacional

Saúde

Apneia aumenta o risco de desenvolver bruxismo

  • Quinta, 22 Outubro 2020 11:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nani Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Artigo de pesquisadores brasileiros e internacionais aponta a relação entre esses fatores

Existe uma associação marcante entre bruxismo e insônia, em diferentes faixas etárias e gêneros. Essa é a conclusão do artigo “Sleep bruxism and its associations with insomnia and OSA in teh general population of São Paulo”, que foi apresentado na revista americana Sleep Medicine. O artigo foi desenvolvido por Milton Maluly Filho, Cibele Dal-Fabbro, Monica Andersen e Sergio Tufik, todos pesquisadores do Instituto do Sono; Alberto Herrero Babiloni, da McGill University, e Gilles J. Lavigne, do Departamento de Saúde Bucal da Universidade de Montreal.

O estudo identificou que, em mulheres entre 35 e 50 anos, é maior a chance de o bruxismo estar associado à insônia. Entre os jovens, de 20 a 35 anos, o bruxismo ocorre principalmente entre aqueles que são classificados como pessoas com “sono adequado”.

O bruxismo é uma doença caracterizada por um aumento da atividade muscular mastigatória recorrente durante o sono. Segundo a Academia Americana do Sono, o bruxismo é classificado como um distúrbio de movimento. O pesquisador Milton Maluly Filho explica que o bruxismo do sono é relacionado a múltiplos fatores, entre eles ansiedade, estresse e mecanismo neurológicos.

Existem ainda os fatores que o especialista caracteriza como exógenos, como por exemplo, ingestão de medicações, drogas ilícitas, álcool, cafeína e nicotina – substâncias que podem agravar ou até mesmo desencadear essa atividade motora.

O pesquisador explica que a prevalência do bruxismo do sono é de 5,5% a 12%, atingindo principalmente pessoas mais jovens. Esses dados foram coletados a partir de amostra representativa da cidade de São Paulo, no Episono - estudo epidemiológico do sono na cidade de São Paulo, realizado em 2007 com 1.042 voluntários, com idade entre 20 e 80 anos.

As consequências mais frequentes do bruxismo são problemas com a saúde oral, dores na musculatura mastigatória e articulação temporomandibular, desgaste e fraturas de dentes, bem como fraturas de próteses e implantes.

Para levantar esses dados, todos os participantes preencheram questionários e foram submetidos a exames clínicos e a polissonografia completa no laboratório do Instituto do Sono.

“Os nossos objetivos principais foram: Primeiro: avaliar quais os fatores de risco que são associados ao bruxismo do sono na população geral. Segundo: descrever perfis desta amostra populacional baseados nos indivíduos com bruxismo, dados sociodemográficos e distúrbios do sono”, afirma Maluly.

Para um tratamento correto existe a necessidade da busca de profissionais capacitados em controlar o bruxismo. Esses devem identificar as possíveis interações e quando necessário envolver outras especialidades médicas para que se atinja o sucesso terapêutico.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios de sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área educação continuada que já capacitou mais de 4.000 médicos e outros profissionais de saúde. www.institutodosono.com

O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version