Brasil,

5 passos essenciais para seu filho comer melhor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Evelyn Spada
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Inclua ingredientes saborosos - (Imagem: Divulgação) Inclua ingredientes saborosos - (Imagem: Divulgação)

Dra. Sonia Tucunduva Philippi apresenta passos para ajudar na alimentação dos pequenos

É muito comum que na fase do desenvolvimento nutricional e da introdução alimentar, as crianças tenham dificuldades e até mesmo receios para experimentar novos gostos, sabores e texturas.

O medo de provar novas comidas é conhecido como neofobia alimentar, que deve ser identificada e tratada rapidamente, para evitar carências nutricionais. No entanto, nesta fase, os famosos “chiliques” na hora das refeições podem ocorrer caso determinado alimento ou grupos de alimentos sejam servidos.

Segundo a pesquisadora e professora associada da Faculdade de Saúde Pública da USP e parceira do Comitê Umami, Dra. Sonia Tucunduva Philippi, é natural que essas rejeições ocorram, uma vez que a criança é seletiva e o paladar está sendo desenvolvido. “Deve-se insistir na oferta e programar o alimento recusado em uma nova oportunidade, sem desistir”, ressalta. “Lembre-se que existem preferências e aversões pelas comidas e que ambas situações devem ser tratadas com paciência, considerando os momentos e oscilações do apetite”, completa.

Pensando em ajudar nesse processo, a professora lista alguns passos essenciais para auxiliar e facilitar o período de adaptação alimentar, garantindo o equilíbrio nutricional.

Brinque com a apresentação no prato

A pesquisadora explica que a alimentação apropriada na infância requer cuidados relacionados aos aspectos sensoriais, principalmente a apresentação visual, como: as cores, os formatos atrativos e a forma de preparo das receitas. “É fundamental que a composição no prato tenha a presença de verduras, legumes e frutas, respeitando os queridinhos da criança. Vale até investir em formatos criativos. Por exemplo, pegue um ovo cozido e corte ao meio, coloque dois olhinhos de semente de chia e um bico de damasco, voilà, temos um pintinho”.

Fique atento às reações

Dra. Sonia afirma que é importante ficar atento às atitudes que a criança tem demonstrado ao receber cada alimento. “São momentos de desenvolvimento em que as reações devem ser observadas, desde o preparo da refeição, as porções oferecidas, a autonomia ao comer, os utensílios utilizados e o tipo de comida”, alerta a especialista.

Tenha hábitos semelhantes

O adulto responsável se torna automaticamente a referência comportamental da criança, que passa a ser um reflexo do que se come em casa. “Esses hábitos são construídos na infância e a família deve estabelecer regras de convívio, impondo limites de quantidade de refeições, mas sem medidas autoritárias, proibições e castigos. Em uma certa idade eles começarão a construir sua identidade alimentar, dando espaço para seus prediletos, e os pais e cuidadores precisam trabalhar positivamente nas possíveis neofobias e na construção de um padrão saudável”, complementa a professora Sonia.

Inclua ingredientes saborosos

As células sensoriais da boca enviam sinais ao cérebro, que são responsáveis por registrar diferentes gostos, como: doce, salgado, azedo, amargo e umami. A pesquisadora destaca que existem crianças que apresentam um paladar muito apurado e seletivo. “Tem aquelas que gostam de gostos combinados, como o doce e o salgado, por isso, conhecer os outros gostos, como o umami, que realça o sabor dos alimentos, é uma ótima forma de estimular o paladar”, ressalta. “Harmonizar os alimentos certos pode ser uma excelente estratégia para tornar o prato mais atraente. Faça um teste: ofereça uma alface crespa, acrescente opções umami: tomate cereja, milho cozido, cogumelo paris ou queijo parmesão ralado. Além de colorido, fica muito mais saboroso”, exemplifica.

Convide para colocar a mão na massa

Envolvê-los na elaboração das receitas pode fazer com que criem mais gosto pela comida. “Quando as crianças participam do processo de preparação em família, têm melhores chances de ter uma alimentação saudável, assim como estarem motivadas a comer o que elas mesmas escolheram, compraram e prepararam”, aconselha Tucunduva. “Elas tornam-se capazes de prestar atenção em várias coisas ao mesmo tempo, desenvolver maior raciocínio de causa e efeito, de classificar, reclassificar, generalizar e adotar como hábito alimentar”.

E se mesmo assim a criança apresentar falta de apetite constante?

Dra. Sonia ressalta que a falta de apetite não deve ser constante se forem excluídas as possibilidades de morbidades associadas. Por isso, o acompanhamento com o pediatra e com o nutricionista precisa ser regular para o monitoramento do crescimento e desenvolvimento.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar