Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sobreviventes do câncer de mama: impacto do fim do tratamento na qualidade de vida

Sobreviventes do câncer de mama: impacto do fim do tratamento na qualidade de vida

Estudo busca investigar efeitos, sintomas e outras doenças associadas na vida das mulheres após se tratarem

O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade em mulheres no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima, para 2020, mais de 1,7 milhões mulheres diagnosticadas com esse tipo de doença por ano, em todo o planeta. O número representa aumento de 26% em relação ao levantamento anterior. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima a ocorrência de 66 mil novos casos de câncer mamário, para este ano.

E se por um lado a ciência e a medicina oncológica continuam a apresentar considerável evolução em cuidado e diagnóstico da doença, o que possibilita um número cada vez maior de pacientes curadas, por outro lado, percebe-se que muitas mulheres apresentam problemas para ajustar a própria vida, após o fim do tratamento oncológico e, acabam por experimentar piora na qualidade da saúde de um modo geral.

Diante disso, encontra-se em desenvolvimento, no Centro de Pesquisa do IBCC Oncologia, um estudo que busca avaliar a qualidade de vida e medir o impacto do câncer de mama em mulheres sobreviventes a doença, após 1 ano do término do tratamento primário. Serão recrutadas 105 mulheres, com idade entre 20 e 60 anos, que passaram por tratamento cirúrgico e não apresentaram características metastáticas do câncer de mama.

De acordo com o médico oncologista e residente do IBCC Oncologia, Dr. Thiago Vidal, um dos pesquisadores do estudo, o objetivo é conhecer os problemas vividos por essas mulheres, saber se são superados no curto e/ou médio prazos, entender se essas questões persistem, por quanto tempo, mesmo após o fim do tratamento. Além disso, a pesquisa pretende atuar ao lado dessas pacientes, a fim de garantir melhora no bem-estar em todos os aspectos da vida. “O que se observa na assistência é que à medida em que há o aumento na sobrevida, surgem sintomas e doenças não relacionados ao câncer como, depressão, distúrbios do sono e problemas na sexualidade. Há ainda receio de recorrência do câncer e questões relacionadas aos ajustes de recursos financeiros, por parte dessas mulheres” afirma o médico pesquisador.

Vale destacar que, compreender as preocupações particulares de cada mulher é essencial para intervenções eficazes. O Estudo de Iniciativa do Investigador é realizado pelos médicos Dr. Thiago Vidal (residente) e Dr. Felipe Cruz (oncologista) e assessorado pela analista de pesquisa do Centro de Pesquisa do IBCC, Alayne Yamada.

Sobre o IBCC Oncologia: É uma instituição privada, beneficente de assistência social, pioneira no combate ao câncer de mama e ginecológico. Conta com 4 unidades assistenciais, sendo um Centro Hospitalar de Excelência em Oncologia inaugurado há 52 anos na Mooca (SP); uma unidade de cuidados prolongados no Jaçanã (SP); uma unidade ambulatorial SUS, na Vila Mariana (SP) e um hospital geral em Formosa (GO). A realização de pesquisas relevantes, como o trabalho inédito, que determinou o Papilomavirus Humano (HPV) como agente causador do câncer uterino e a vacina contra esse mesmo vírus, coloca o IBCC na vanguarda mundial do combate ao câncer do colo uterino. Em 1995, o IBCC Oncologia tornou-se detentor da campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” no Brasil. Os recursos advindos da Campanha permitiram ao hospital qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes. Muitas obras de expansão foram realizadas, equipamentos adquiridos e especialidades oncológicas ampliadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo