Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como o Outubro Rosa e a saúde vascular se relacionam?

Um dos principais exames de rastreamento do câncer de mama, a mamografia, mostra, entre outros resultados, calcificações nas artérias mamárias

O raio-X das mamas, feito pelo exame chamado mamografia é um importantíssimo aliado no rastreio e monitoramento de um possível câncer de mama. Isso porque ele analisa todo o tecido mamário, observando possíveis alterações, como: cistos, massas, massas sólidas, calcificações, macrocalcificações e microcalcificações. Estes três últimos têm muito a ver com as funções de um cirurgião vascular, pois analisa, também, a integridade dos vasos sanguíneos.

Semelhanças

As calcificações diagnosticadas no exame de mamografia são quase sempre benignas. Elas representam, na área da cirurgia vascular, o que chama-se de aterosclerose, isto é, a formação de placas nos vasos sanguíneos e uma posterior calcificação.

Esse diagnóstico geralmente é apresentado em mulheres a partir dos 40 anos, e segundo o Portal da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, a calcificação vascular mamária (CVM) tem sido cada vez mais associada a enfermidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e outras doenças, o que sugere que pode-se considerar a CVM como um possível marcador para doenças cardiovasculares.

Existem alguns estudos que provam a associação das calcificações mamárias à síndrome coronariana aguda, entretanto, ainda existem algumas controvérsias.

Se relatadas essas calcificações, é importante monitorar possíveis doenças vasculares com o suporte e orientação de um cirurgião vascular.

Alerta para o câncer

As calcificações mostradas no exame de mamografia são muito comuns e frequentemente não estão relacionadas a lesões precursoras ou indicativas de risco de neoplasias malignas nos seios. "As macrocalcificações são grandes partículas de cálcio, geralmente relacionadas ao envelhecimento dos tecidos ou alguma possível inflamação. As microcalficações, por sua vez, são muito comuns no tecido mamário e só apresentam risco se encontradas em padrões suspeitos. Neste caso, é feita uma biópsia para verificar indícios de câncer", aponta o cirurgião vascular, dr. Francisco Simi.

Saúde sempre

É importante ressaltar que exames preventivos de qualquer natureza (ginecológico, ocular, vascular, etc.) devem ser feitos anualmente. "A prevenção é sempre o melhor caminho para a cura. O diagnóstico precoce das denças é essencial para aumentar as chances de cura", ressalta Simi.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo