Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tricologista dá dicas para reduzir a queda capilar

Direto do consultório, Dr Ademir C Leite Junior compartilha o que prescreve para seus pacientes fazerem em casa e complementar o tratamento contra queda capilar

Tempos de pandemia e o aumento das queixas de gente perdendo os cabelos tem chamado a atenção. No consultório, o tricologista e médico Dr Ademir Leite Junior conta que em mais de duas décadas de atuação atender mais pacientes nesse momento confirma como o estilo de vida e fatores externos impactam fortemente esse aspecto da saúde. Por isso, o profissional revela que inclui dicas e recomendações complementares ao tratamento de seus pacientes. Ele compartilha algumas delas que podem ser seguidas em casa.

No dia-a-dia os cuidados recomendados pelo tricologista passam pelo o que é básico, funciona e, segundo Dr Ademir, parte da população negligencia ou não tem acesso:

“Recomendamos que o paciente inclua nutrientes comprovadamente benéficos a saúde capilar na rotina. É salutar a dica de reforçar a ingestão de proteínas de qualidade, sejam animais [que possuem uma rica combinação que una componentes como Biotina, Piridoxina, Zinco e Cromo] ou vegetais, isso porque mais de 70% da estrutura dos cabelos é proteica”.

O profissional explica ainda que os alimentos com uma rica combinação de nutrientes são como “coringas”: Ovos que contém Biotina, Proteína, Selênio e Cromo; Brócolis que contém Biotina, Ferro, Cromo, Vitaminas, Fibras, Antioxidantes; Feijão que conta com Proteína, Selênio, Zinco, Ferro, Antioxidantes; Espinafre que tem Vitamina C, Biotina, Cromo, Ferro, Fibras, Antioxidantes.

As castanhas são bem-vindas. A Castanha do Brasil, por exemplo, possui proteínas, selênio e gordura benéfica ao bom funcionamento cerebral. Na família das sementes a linhaça é um exemplo de como incluir Ômegas (3 e 6) e Cromo na alimentação.

Superalimentos - ricos em minerais, vitaminas, fito compostos, antioxidantes, proteínas e gorduras de boa qualidade. Entre eles estão: chá verde, quinoa, lentilha, nozes, açai, kiwi, mirtilo, pimentas, melancia, abacate, ovos, batata doce, acelga, tomate, espinafre, cogumelos, salmão, azeite de oliva, goji berry, chocolate amargo, clorela.

Dr Ademir complementa que a associação entre cuidar da alimentação e a saúde capilar vai além de fazer crescer novos fios. “Cuidar da saúde do aparelho digestivo é fundamental para que o aproveitamento dos nutrientes, vitaminas e minerais oriundos da alimentação cumpram seu papel na melhora dos cabelos. Para isso, a sugestão é incluir alimentos ricos em fibras, consequentemente, equilibrar a ingesta de água, diminuir drasticamente ou excluir alimentos processados e industrializados, que comprovadamente interferem no desempenho do aparelho digestivo, na absorção de nutrientes”.

Dr Ademir destaca que a queda de cabelos é um problema que tende a desestabilizar demais as pessoas, sobretudo as mulheres. Por isso, as questões comportamentais são abordadas com cuidado durante o tratamento. Pelo medo de ficar totalmente careca e/ou o desejo de imediatamente resolver o problema, comportamentos do tipo incluir na rotina produtos não recomendados pelo tricologista ou, contraditoriamente, ir cabulando etapas do tratamento e retornos em consultório são facilmente vistos, estranhamente.

Há pontos essenciais que o tricologista pontua para o paciente no início do tratamento, entre elas, é justamente sobre imediatismo, percepção e individualidade:

Segundo ele, os primeiros resultados não são de uma hora para outra. Os três primeiros meses são essenciais e, normalmente, ao final deles é que se obtém os primeiros resultados da redução da queda e nota-se o surgimento de novos fios;

É nos retornos ao consultório que os resultados do tratamento são mapeados. Dr Ademir ressalta que comprovar ao paciente pelos exames que há evolução nos resultados é valioso para motiva-lo a cumprir as etapas até o final do tratamento.

Os sentimentos e forma como enfrenta-se as adversidades da vida também se torna assunto no consultório do tricologista. Dr Ademir que explica que essa demanda faz parte de sua rotina de estudos para ser abordada com expertise em suas consultas. “Para um ano difícil como esse, a recomendação para todos é que cuidem dos sentimentos, tenham atenção aos incômodos e detalhes nas relações. Uma pessoa que compreende quando precisa de ajuda para lidar com isso está em vantagem e mais perto de tomar atitude para que o físico sofra menos e os problemas como queda de cabelo saia do limite do irreversível”, finaliza.

Dr Ademir enfatiza a queda capilar pode surgir por múltiplas causas, então a investigação profissional é imprescindível para entender quando é pontual ou progressivo o problema, entre outras questões individuais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo