Brasil,

Outubro Rosa: conheça alguns sinais de atenção além do caroço

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Déborah Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Outubro Rosa: conheça alguns sinais de atenção além do caroço

Ginecologista comenta a importância da conscientização sobre o câncer de mama e alerta que as mulheres deixaram de ir ao ginecologista com o avanço da pandemia de coronavírus

Um dos períodos mais conhecidos para conscientização a saúde da mulher chegou. O Outubro Rosa é o mês dedicado a prevenção e busca precoce ao médico de mulheres que são afetadas pelo câncer de mama. Nesse mês, o assunto se torna evidência devido aos dados preocupantes: de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o câncer que mais afeta as mulheres no Brasil e o principal motivo de óbito é a falta de diagnóstico precoce.

Dra. Rebecca Sotelo, médica ginecologista e obstetra, explica que o principal método de diagnóstico da doença é o exame de mamografia. “O câncer de mama pode afetar principalmente mulheres após a menopausa, porém alguns casos também ocorrem em idades mais jovens. Portanto, a visita regular ao médico ajuda na identificação precoce de qualquer alteração”, destaca.

Apesar do autoexame não ser mais preconizado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Mastologia para detectar precocemente o câncer de mama, ele é importante para avaliar se existe algum problema. Além do nódulo, que é o sintoma mais visível e comentado, Dra. Rebecca esclarece que outros sintomas também merecem atenção. “Alteração no tamanho dos mamilos, inchaço, vermelhidão ou descamação da pele na região das mamas, saída de secreção pelos mamilos fora do período de amamentação e dor constante podem ser sintomas de que algo não está normal. Mesmo que não esteja relacionado a câncer, buscar o especialista é muito importante para avaliação e identificação correta do que está acontecendo para evitar situações mais graves”, recomenda.

Pandemia também se torna uma preocupação

Em 2020, o Outubro Rosa busca alertar ainda as mulheres, principalmente após os 40 anos, que devem realizar a mamografia. O período é preocupante para especialistas, pois segundo a pesquisa “Câncer de mama: o cuidado com a saúde durante a quarentena", 62% das mulheres deixaram de ir ao ginecologista durante o avanço da pandemia e pretendem voltar para realização de exames apenas depois que este momento chegar ao fim oficialmente.

O problema é que até lá, caso a mulher já esteja desenvolvendo o câncer de mama, o problema pode se tornar mais grave. Dra. Rebecca alerta que os cuidados devem continuar. “Lembre-se, para cuidar da saúde é necessário estar com tudo em dia. O recomendado nesse momento é continuar em contato com o seu médico. Mesmo que com uma frequência menor, seguindo os protocolos de higiene e distanciamento durante a pandemia, você deve visitar o médico para avaliação de rotina”, orienta.

Fonte: Dra. Rebecca Sotelo, médica ginecologista obstetra com pós-graduação em uroginecologia. Especialista em tratamento de incontinência urinária, prolapso genital e outros distúrbios do assoalho pélvico feminino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar