Brasil,

DIA DA ALIMENTAÇÃO: é de pequeno que se aprende a comer bem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Divulgação Divulgação

Envolver as crianças no preparo das refeições pode ser uma boa forma de introduzi-los a uma dieta mais saudável e balanceada, sugerem especialistas

Neste mês de outubro, mais exatamente no dia 16, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, data instituída em 1981 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, ou FAO do inglês Food and Agriculture Organization of the United Nations. A celebração tem o objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição. Em outubro também comemoramos o Dia das Crianças, e quando falamos em alimentação e a criançada logo vem à mente o velho dilema de muitos pais e mães, que é introduzir uma dieta mais saudável para seus filhos.

Quase nove em cada dez pais brasileiros relatam entraves para fazer os filhos terem uma alimentação variada e balanceada, segundo um levantamento feito em julho de 2020 por uma revista brasileira especializada em saúde e de circulação nacional. Para ajudar na solução desse dilema comum a milhares de pais e mães, a dica da chef e professora de culinária Adriana Gomes é algo que muitos adultos temem em fazer: levar as crianças para a cozinha. Mas segundo a chef, desde que tudo seja feito de forma segura, respeitando as limitações naturais de cada idade, cozinhar pode se tornar uma atividade lúdica que irá reforçar a ligação da criança com o alimento.

“Você não precisa fazer isso todo dia, obviamente, mas separe ao menos um dia na semana para levar seu filho ou filhos para cozinha. Ao se envolver com o preparo da comida, mesmo que seja uma ajuda simples, a criança irá se comprometer e ter mais curiosidade com o alimento”, explica a chef de cozinha, que à convite da Marajoara Laticínios, assina três receitas práticas que podem ser feitas por crianças com a ajuda dos pais, em alusão ao Dia da Criança. As receitas estão disponíveis nas redes sociais e no portal da marca na internet.

A nutricionista Lys Ane Souza Araújo (CRN/1: 16743) reforça a sugestão dada pela chef Adriana. “É preciso deixar com que a criança conheça o alimento e não apenas entregá-lo pronto na boca. Essa participação dos pequenos no preparo das refeições, guardadas é claro suas limitações de faixa etária, é muito bem-vinda. Ela passará a ver o momento da refeição como algo muito mais importante e com certeza ficará bem mais aberta e mais disposta a experimentar novos sabores e novo alimentos”, explica a nutricionista.

Leite

Lys Ane dá outra dica para quem quer iniciar os filhos nos segredos da culinária, e claro, numa dieta mais saudável e balanceada. “As receitas com o leite [de vaca], alimento que deve ser introduzido no momento certo, é claro [em geral após o primeiro ano de vida], são uma boa pedida para esse processo de introdução alimentar da criança, pois o leite é um item excelente para a composição de uma dieta saudável para a criança, pois é alimento completo e também de fácil acesso e de fácil aceitação pelo pequenos”, afirma a especialista.

A nutricionista Lys Ane explica ainda que o leite é uma rica fonte de proteínas, de vitamina D, potássio, magnésio e zinco; é também uma das maiores fontes de cálcio na natureza, de fácil absorção pelo organismo. “Há muitos estudos científicos que demonstram que o leite é um dos alimentos mais completos que existem. É rico em gorduras boas, é uma fonte de proteína excelente. Tirando as carnes e o ovo, o leite é a terceira principal fonte de proteína do organismo humano”, explica a nutricionista.}

Informação x Tentações

Ao falar sobre o Dia Mundial da Alimentação, a nutricionista destaca que nos dias de hoje as pessoas realmente têm mais acesso à informação, sabem o que devem comer, mas não necessariamente o fazem. “Vivemos uma época em que todo mundo sabe o que faz bem e o que faz mal, mas ao mesmo tempo temos também muitas ‘tentações’, as pessoas também têm um acesso muito maior aos alimentos ultraprocessados, aqueles com muito mais sódio, açúcar e que são menos nutritivos”, afirma a nutricionista.

De acordo com André Luiz Rodrigues Junqueira, presidente do grupo Marajoara Laticínios, por outro lado, o maior acesso à informação tem feito dos consumidores cada vez mais protagonistas de suas escolhas alimentares, fazendo com que a indústria alimentícia busque evoluir mais e mais. “O leite é um grande exemplo disso. Hoje, graças às modernas técnicas de processamento podemos produzir uma série de tipos de leite, bem como diversos derivados de acordo com as necessidades da sociedade atual. Temos hoje além do leite longa vida, que está entre os itens mais consumidos, os desnatados, semi-desnatados, os sem lactose. Essa evolução fez com que mais pessoas consumissem a bebida, de forma saudável e segura”, explica o presidente da indústria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar