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Durma Bem e Proteja os Olhos

Oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho fala sobre os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde ocular

Mais energia, diminuição do estresse, melhora da concentração e humor, fortalecimento do sistema imunológico. Não é segredo para ninguém que uma boa noite de sono é garantia de inúmeros benefícios para corpo e mente. O que talvez você não saiba é que dormir bem também assegura olhos longe de problemas visuais. “Dormir bem é essencial para a saúde ocular. Problemas relacionados ao sono prejudicam a imunidade, aumentado às chances de contrair infecções, como, por exemplo, uma conjuntivite”, comenta a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP.

No topo da lista de vilões do sono e, consequentemente, da visão está o estresse. Entre as doenças que podem acometer os olhos, estão o blefaroespasmo (piscar involuntário) e o tremor nas pálpebras, além de crises de herpes ocular (em quem é portador da doença). Segundo Keila Monteiro de Carvalho, o estresse também pode levar à formação da catarata. “O acúmulo de radicais livres nos olhos provocado pelo estresse acelera a oxidação das células, podendo levar à perda da visão”, explica a especialista.

Outro inimigo do “dormir bem”, é o excesso de estímulo visual com aparelhos eletrônicos, sobretudo à noite. Ocorre que a luz azul emitida pelos monitores do computador, por exemplo, leva a oxidação do cristalino. “O ideal é ficar menos tempo na frente de aparelhos eletrônicos, ou, caso seja necessário, diminuir a incidência de luz, escurecendo a tela”, orienta a especialista.

Já o hábito de dormir menos de 6 horas por noite, aumenta o risco de degenerações vasculares na retina, que podem levar a perda definitiva da
visão. A falta de sono também atrapalha a utilização da insulina secretada pelo pâncreas, favorecendo o surgimento (ou piora!) de doenças que prejudicam os olhos, como o diabetes.

Investir em uma rotina do sono é o adotar medidas que mantenham a saúde como um todo, são a base para prevenção das doenças oculares: “é fundamental manter hábitos e uma alimentação que favoreçam o sono e a saúde ocular”, diz Keila Monteiro de Carvalho. Então, vale colocar no prato alimentos, como laranja (rica em vitamina C, que reduz a produção de cortisol - o hormônio do estresse - e protegem os olhos dos radicais livres); couve (possui magnésio, que auxilia no relaxamento muscular, diminuindo a tensão e melhorando o humor; e luteína, que protege os olhos da luz azul dos aparelhos eletrônicos, mantendo longe a Degeneração Macular) e castanha do Brasil (contém selênio, que protege os olhos e combate a depressão). Por outro lado, café, açúcares, gorduras saturadas, bebidas alcoólicas em excesso, e o fumo, devem ser evitados.

Sobre a Dra. Keila Monteiro de Carvalho

Médica oftalmologista, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP.


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