Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tudo o que é preciso saber para deixar os fios brancos bem cuidados durante a primavera e o verão

Ainda é um tabu a escolha de manter os fios brancos para a maioria das pessoas. Afinal, é um processo completamente natural chamado de despigmentação e não ocorre necessariamente na idade adulta, muitas vezes se desenvolve ainda na juventude. Pensando nisso, Daniele Bornea, farmacêutica e professora do curso de Estética e Cosmética na Universidade Cruzeiro do Sul, traz informações importantes para deixar os fios brancos bem cuidados durante a primavera e o verão.

Uma curiosidade geral da razão pelo qual os cabelos ficam brancos, está ligada ao fato que existe um gene chamado BCL-2 que aumenta a resistência e o prolongamento da vida celular dos fios. Quando esse gene é desativado, observamos que morte celular começa aumentar. Esse mesmo gene está relacionado com o embranquecimento do fio, pois quando esse gene do melanócito é danificado por espécies reativas de oxigênio (ROS), os famosos radicais livres, observamos a produção de defeitos ou morte do melanócito, o que irá acarretar problemas na pigmentação do fio como diminuição ou parada da produção de melanina.

Mas, as pessoas têm dúvidas porque isso só ocorre com o cabelo e não com a pele. A explicação é simples, o cabelo cresce em ciclos, enquanto a pele se renova constantemente, sem paradas temporárias. Então, o cabelo possui 3 grandes fases cíclicas (anágena, catágena e a telógena), mas a fase mais duradoura é a anágena, a primeira. Nesta fase os queratinócitos e os melanócitos estão em atividade plena, o que mantém os cabelos com a cor natural durante anos. Mas, é no início da fase catágena até o fim da fase telógena que o melanócito retarda a produção natural, por isso o melanócito volta a produzir melanina. Com a ação dos ROS, essa coordenação pode ser afetada e o melanócito pode não ser reativado, de forma reversível ou irreversível, deixando assim os fios brancos.

“Com a chegada da maturidade, as enzimas antioxidantes SOD, glutationa e catalases diminuem ou perdem parte da sua capacidade de agir no corpo, aumentando a quantidade de radicais livres ativos no organismo levando a lesões celulares ou no DNA. Todas as ações exógenas que possam aumentar o stress oxidativo do fio acontecem por meio de alguns fatores como a exposição à luz UV, inflamações, stress emocional ou tabagismo podem aumentar a produção de cabelos brancos”, afirma a farmacêutica.

É importante ter clareza que por enquanto não há como reverter esse cenário, mas diminuir o stress exógeno pode ser uma boa forma de retardar o aparecimento dos cabelos brancos.

Dicas da Daniele:

Use produtos capilares direcionados para os cuidados dos fios brancos;
Não arranque os fios da cabeça;
Intensifique a hidratação dos fios com um bom antifrizz;
Não utilize acessórios térmicos diariamente, assim evita o ressecamento e a quebra dos fios;
Incluir um cronograma capilar para fios brancos com emolientes e aminoácidos;
Proteja o cabelo grisalho do sol, use boné e um bom protetor solar para os fios no verão;
Investir em umectação capilar é uma boa alternativa para deixar os fios mais sedosos;
Para evitar que os fios fiquem com aquele aspecto amarelado, uma boa rinsagem é a dica.

“Contudo isso, se não estiver confortável, o uso de tinturas a cada 15 dias pode ser uma solução. Fazer a transição capilar ainda é um caminho longo, mas o resultado final é libertador”, afirma Daniele Bornea.

Sobre Daniele Bornea – Profissional formada em farmácia pela Universidade de São Paulo, docente do curso de Estética e Cosmética na Universidade Cruzeiro do Sul em diversas disciplinas práticas e teóricas, uma das criadoras conceituais do curso Produtos Capilares, na pós-graduação do Instituto de Química da USP e atualmente mestranda em Bioquímica pela Universidade de São Paulo. Criadora do canal do Youtube, Ciência da Beleza e escritora de materiais didáticos para curso de Estética e Cosmética.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo