Brasil,

Dia Mundial da Visão: tem que cuidar!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise Brito
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho fala sobre a importância em se manter a saúde ocular

No dia 08 de outubro será comemorado o Dia Mundial da Visão. A data – criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1999 – pretende conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças como catarata e glaucoma, que podem levar à cegueira.

A iniciativa vem em bom momento. Dados do IBGE apontam que no País existem mais de 6,5 milhões com deficiência visual, sendo 583 mil cegas e 6 milhões com visão subnormal. Mais: a Agência Internacional de Prevenção à Cegueira (IAPB) calcula que no Brasil 33 mil crianças sejam cegas devido às doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.

Entre as crianças, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade e toxoplasmose ocular congênita são as principais causas para a cegueira. “Daí a importância da realização do exame oftalmológico para descoberta antecipada de problemas que podem levar à perda da visão. O teste do olhinho, por exemplo, é capaz de detectar a catarata, o glaucoma congênito e qualquer patologia ocular congênita que cause opacidades de córnea”, explica a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP.

A história não é muito diferente entre a população com idade superior a 60 anos. Segundo Keila Monteiro de Carvalho, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI) são as três principais causas de cegueira entre os idosos. “Estima-se que três milhões de brasileiros, com idade acima de 65 anos, sofram de DMRI, em estágios variados de evolução” comenta a especialista.

A oftalmologista ressalta que, independentemente da idade, as doenças da visão costumam reduzir drasticamente a qualidade de vida das pessoas. “O impacto social da cegueira deve ser considerado na formulação de políticas públicas. Para diminuir o número de cegos no País, é necessário ampliar o conhecimento da população sobre a doença e garantir o acesso ao tratamento”, afirma Keila Monteiro de Carvalho.

Sobre a Dra. Keila Monteiro de Carvalho

Médica Oftalmologista, Professora Titular de Oftalmologia da UNICAMP e Chefe do Departamento de Oftalmologia da FCM/UNICAMP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar