Brasil,

Cuidados com as doenças infecciosas pulmonares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Battaglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

doenças pulmonares - divulgação doenças pulmonares - divulgação

Uma vez que o principal alvo de ataque do novo coronavírus é o sistema respiratório, a Dra. Dania Abdel Rahman, infectologista do Hospital Albert Sabin de SP, fala sobre os cuidados a serem tomados na prevenção das doenças pulmonares.

A infecção pulmonar, ou infecção respiratória, acontece quando algum tipo de fungo, vírus ou bactéria consegue se multiplicar nos pulmões, causando inflamação e levando ao aparecimento de diversos sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar. Por sua vez, o coronavírus, ou Sars-Cov-2, é atualmente um dos grandes causadores dessas doenças, provocando danos ao sistema respiratório e aos pulmões de pacientes infectados. Em casos mais graves, a síndrome respiratória pode levar a morte.

“Os pulmões são o local mais atacado pelo novo coronavírus e onde começam os problemas. Estima-se que oito em cada dez infectados sofrerão complicações pulmonares e 20% deles precisarão de internações e/ou, até mesmo, de cuidados intensivos (UTI)”, diz a Dra. Dania Abdel Rahman, infectologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo.

Isso porque o vírus entra pela respiração e inflama a mucosa do nariz e da garganta, desencadeando os sintomas iniciais. Após essa etapa, nos casos graves, pode haver uma intensa inflamação pulmonar. “As vias aéreas são muito expostas e é por isso que o vírus tende a agir no nariz, garganta e pulmões”, completa a médica.

A Dra. Dania elaborou uma lista com medidas de prevenção de doenças pulmonares, causadas ou não pelo coronavírus. São elas:

Lavar bem as mãos
Evitar aglomerações e locais fechados
Manter-se hidratado
Dormir 7 a 8 horas por noite
Evitar o tabagismo
Manter a umidade no ar
Controlar a rinite e outras doenças alérgicas
Praticar atividades físicas regulares

Apesar de surgirem em qualquer época do ano, a atenção deve ser redobrada no inverno, período de maior incidência dessas doenças. “Por se tratar de um período mais frio e seco, as pessoas tendem a permanecer em ambientes mais fechados, facilitando a proliferação de micro-organismos”, explica a Dra. Dania.

"No mais, sintomas persistentes como tosse, catarro, falta de ar, dor no peito e outros desconfortos respiratórios acompanhados por febre devem sempre ser investigados por especialistas como pneumologistas e infectologistas”, aconselha a médica do HAS.

Para saber mais, acesse o vídeo:

Hospital se torna referência na zona oeste de São Paulo.

Com 40 anos de experiência, Hospital Albert Sabin passa por revitalização completa e se posiciona como principal polo de saúde da Lapa e região.

O Hospital Albert Sabin de SP foi totalmente reformulado, e conta agora com uma infraestrutura completa, com a maior comodidade possível, fator que ajuda amenizar as patologias, pois o bem-estar dos pacientes é fundamental para o sucesso de cada tratamento.

Com estrutura de última geração e corpo clínico altamente qualificado, em tempos de pandemia do novo coronavírus, tem entradas e instalações separadas para pacientes eletivos e, no pronto socorro, pessoas com suspeita de COVID-19 são separadas imediatamente na triagem, portanto, têm o fluxo diferente dos demais. Os profissionais do HAS atuam com protocolos de segurança e certificações internacionais para garantir processos seguros aos seus pacientes, acompanhantes e equipes.

Excelência de atendimento, Certificado Nacional de Qualidade, o HAS oferece também total segurança em seu Centro Cirúrgico, que dispõe de avançados recursos tecnológicos. Realiza exames laboratoriais de imagens e cardiológicos, conta com equipe de nutricionistas, atendimento 24 horas em diversas especialidades médicas, incluso suporte fisioterapêutico.

Entre os serviços de diagnose e terapia, o hospital – novamente com o que há de mais moderno em equipamentos e com extrema qualidade profissional – oferece Exames Laboratoriais, Anatomia Patológica, Broncoscopia, Colonoscopia, Doppler Transcraniano, Ecocardiograma, Ecodoppler, Eletrocardiograma, Endoscopia Digestiva Alta, Hemodinâmica, Prova de Função Pulmonar, Quimioterapia, Radiologia em Geral, Ressonância Magnética/Angiorressonância, Tomografia Computadorizada/Angiotomografia e Ultrassonografia.

Concluindo sua estrutura, o Hospital Albert Sabin ainda dispõe de amplo Pronto Atendimento clínico e ortopédico, Internações eletivas e de urgência, e cirurgias nas mais diversas especialidades. Tudo com a busca incessante da satisfação total de todos os usuários, sejam pacientes, médicos ou visitantes.

Serviço

Endereço
Rua Brigadeiro Gavião Peixoto, 123 – Lapa – São Paulo – SP

Convênios atendidos
ALLIANZ- APCEF/SP- AXA ASSISTANCE- BRADESCO- CABESP- CARE PLUS- CENTRAL NACIONAL UNIMED- CET- CRUZ AZUL- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP- GOLDENCROSS- INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- NOTRE DAME- PLASAC- PORTO SEGURO- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTOVÃO- SBC- SEPACO- SINDICATO DAS BORRACHAS- SOMPO- SUL AMÉRICA- UNIMED SEGUROS


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar