Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Censo da Fipe retrata a importância do Home Care no Brasil

Levantamento revela o tamanho do setor que movimenta mais de R$ 10 bi/ano

Muito conhecido como home care, o setor de Atenção Domiciliar – que demonstrou ser fundamental para a sustentabilidade do sistema de saúde brasileiro, durante a pandemia – tem sua importância traduzida em números, através do Censo divulgado esta semana.

Encomendado pelo Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) e realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o levantamento registra um crescimento bastante expressivo nos últimos anos. Considerando apenas a última edição do Censo, o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019, ou seja, 22,8% de aumento.

Realizada entre novembro de 2019 e março deste ano, a edição apresenta números que chamam atenção e comprovam a relevância do setor no país:

• pela primeira vez, traz o ticket médio e custo médio diários dos serviços prestados que, ao lado do número de pacientes, permitiu estimar a receita anual gerada em 2019: R$ 10,6 bilhões;

• o número de pacientes atendidos em Atendimento Domiciliar e Internação Domiciliar, também em 2019, foi de 292 mil;

• quanto à geração de empregos, aponta para o número de colaboradores próprios e terceirizados que totaliza praticamente 106.000 profissionais.

Diante da insuficiente infraestrutura hospitalar no Brasil, onde 74,3% dos municípios possuem menos leitos do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o estudo revela que, caso o setor de Atenção Domiciliar à Saúde encerrasse suas atividades, seriam necessários 20.763 leitos hospitalares adicionais ao ano para absorver os pacientes atendidos pela modalidade, ou seja, o equivalente ao número total de leitos públicos e privados do estado de Pernambuco.

“As autoridades precisam conhecer nosso setor, entender as especificidades e sua importância na gestão da saúde, de leitos, na prevenção e promoção de saúde”, destaca o Dr. Ari Bolonhezi, um dos fundadores e atual diretor do NEAD e coordenador do Censo.

Segundo ele, nos 17 anos de atuação, a entidade procura estreitar o relacionamento com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com as autoridades brasileiras, na busca da regulamentação justa e moderna ou da normatização.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo