Brasil,

Com maior expectativa de vida, brasileiros precisam se atentar à saúde com foco na prevenção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dulcelene Jatobá
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Prevenção deve focar nos cuidados diários e ir além da boa alimentação e da prática de exercícios físicos

Com a expectativa de vida dos brasileiros chegando aos 76 anos, maior média da história, falar em saúde é algo cada vez mais comum. Porém, especialistas alertam que ainda precisamos promover mais e melhor o acesso à saúde, bem estar e cuidado com foco na prevenção.

“Apesar de sabermos que a expectativa de vida tem aumentado e que hoje as pessoas se preocupam mais com questões de saúde do que há 20 anos, ainda temos um contexto em que boa parte da população não se atenta a pequenos cuidados diários que fazem toda a diferença para evitar problemas mais sérios”, afirma Jussara Aquino, enfermeira especialista em Estomaterapia, área da enfermagem que cuida de feridas agudas e crônicas, entre outras.

E a prevenção vai além daquelas dicas clássicas como exercitar-se, priorizar uma alimentação saudável, diminuir o estresse e consultar o médico pelo menos uma vez por ano. É preciso ficar atento ao corpo, todos os dias, e observar se há algum tipo de mudança ocorrendo, como o surgimento de calos, rachaduras, fungos, unhas encravadas, fascite, joanete, esporão e principalmente as feridas nos pés.

Jussara conta que somente de janeiro a junho deste ano, atendeu mais de 200 casos de pé diabéticos, com uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado e que, se não tratada, pode levar à amputação.

“Tive casos de pessoas que chegaram aqui já com o problema muito avançado, em que foi necessário a amputação, algo que poderia ter sido evitado se o paciente tivesse recebido o cuidado correto”, afirma a enfermeira estomaterapeuta, também fundadora da A Especialista Home Care, clínica especializada no cuidado, prevenção e tratamentos de alta complexidade de forma humanizada, localizada em Ribeirão Preto (SP).

Paulo Hamilton S. T. Silva é um paciente que quase perdeu um dedo dos pés por conta de uma ferida. “Tinha uma ferida no segundo dedo e passei por diversos tratamentos, quase perdi o dedo por ter diabetes. O atendimento especializado em feridas que recebi foi um diferencial, em dois meses conseguiu cicatrizar minha lesão”, conta.

Prevenção

De acordo com Jussara, mesmo quem não sofre com doenças crônicas deve ficar atento à prevenção. Praticantes de corrida, por exemplo, precisam fazer uma análise diária dos pés para checar se não há lesões, já que alguns tipos de meia não proporcionam a correta transpiração, o que pode deixar a unha úmida, levando ao desenvolvimento de fungos que, por sua vez, vão necessitar de tratamentos longos que impedirão os atletas de treinarem por vários dias. “Isso tudo pode ser evitado apenas com a checagem diária dos pés e a procura por ajuda especializada logo no início da constatação de algo fora do normal”, diz.

Outro ponto importante quando se fala em prevenção é relacionado ao pré e pós cirúrgico. Além dos cuidados informados pelo médico como parar de fumar pelo menos 30 dias antes da cirurgia, outros detalhes como uma boa suplementação alimentar e cuidados com curativos fazem toda a diferença para o sucesso do procedimento. “Um problema muito recorrente que atendo na clínica é a deiscência cirúrgica, a abertura dos pontos pode ser grave já que aumenta as chances de infecção, dificulta a cicatrização e comumente deixa saliente as cicatrizes, Por isso é muito importante que quem for passar por algum procedimento cirúrgico busque ajuda de um enfermeiro estomaterapeuta”, afirma Jussara.

A Especialista Home Care – Fundada há dois anos em Ribeirão Preto (SP), é a única clínica no interior de São Paulo especializada no cuidado e tratamento de feridas de alta complexidade, considerando toda etiologia das feridas e seus estágios, comorbidades envolvidas, histórico de saúde, hábitos diários, ambiente familiar e outros fatores que são determinantes na prescrição e execução do tratamento. A clínica usa produtos e tecnologias avançadas de coberturas por tipo de lesão e seus estágios, agregando o uso de Laser, Led como aceleradores do processo de cicatrização e de granulação, até o desbridamento ambulatorial se necessário, além de vários outros recursos diversos. Tudo sem submeter o paciente ao trauma de procedimentos cirúrgicos, de forma humanizada e dando suporte à família. Além de curativos e feridas, também é especialista em podiatria, atendimento multidisciplinar, cuidados domiciliares, laserterapia, cuidados paliativos, incontinência urinária e cuidados com pacientes ostomizados (bolsas de colostomias, ileostomias, jejunostomia, urostomia).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar