Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Muitas horas sem comer ou dormir são fatores desencadeantes de convulsão em pessoas sem epilepsia

Diferentemente do que muitos imaginam, crises de convulsão não estão restritas a acometer somente pacientes com diagnóstico de epilepsia. A condição pode atingir qualquer pessoa saudável, em qualquer idade, quando há fatores desencadeantes. Segundo o neurologista e chefe do Serviço de Eletroencefalograma do Hospital Edmundo Vasconcelos, Gilmar Fernandes do Prado, cenários extremos aumentam as chances de convulsão.

“O comprometimento do cérebro, que resulta na crise, pode ser impulsionado pela redução de taxa de glicose, ou seja, por passar muitas horas sem comer ou pela redução de pressão, de sono, alguma infecção forte, pelo uso de alguns medicamentos ou de drogas ilícitas”, explica o médico.

Sintomas como o enrijecimento do corpo e movimentos involuntários de membros superiores e inferiores duram entre um minuto e um minuto e meio. Após esse período, há uma redução nas alterações, até que elas cessem completamente. O médico explica que depois desta fase aguda, a pessoa entra em uma condição denominada estado pós-convulsivo, com o surgimento de outras manifestações.

“Neste momento, em que os sintomas cessam, a pessoa que sofreu a convulsão tende a ficar pouco responsiva, confusa e até mesmo queixar-se de dor no corpo e de cabeça. É também bastante comum ter uma maior secreção de saliva, e por vezes, apresentar ferimentos na língua e bochecha, por conta do enrijecimento muscular”, complementa Prado.

Apesar da crise, na maioria dos casos, ser solucionada de forma natural, é preciso atenção quanto ao tempo de duração e reincidência. O alerta é dado pelo neurologista, que esclarece quando é preciso acionar o atendimento de emergência. “Caso a crise dure mais de dois minutos ou volte a acontecer em um curto intervalo de tempo, é preciso comunicar o serviço de emergência e levar o paciente imediatamente ao Hospital”, enfatiza.

O que fazer quando presenciar uma crise de convulsão?

1.Não se desespere
2.Vire o paciente de lado e segure a cabeça para que ela não bata no chão
3.Evite colocar a mão na boca da pessoa para desenrolar a língua - ela não vai se sufocar, mas você pode se machucar
4.Caso a convulsão dure mais de dois minutos ou se repita na sequência, acione o serviço de emergência

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo