Brasil,

Hospital para pacientes de Covid-19 é construído em tempo recorde com suporte tecnológico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Julyana Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Soluções de cloud possibilitam aumento de capacidade rápida com a contratação de 1500 funcionários, para atender as demandas da pandemia

O Centro Hospitalar da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi construído em menos de dois meses para atender exclusivamente pacientes com covid-19. Para isso, ele recebeu aparato tecnológico em nuvem da Claranet CorpFlex, multinacional que tem o Brasil como quarto maior país de atuação em parcerias estratégicas de nuvem, big data e BI. Localizado em Manguinhos, sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, o hospital entrou em funcionamento em maio e a contratação de mais de 1500 funcionários foi agilizada pela migração dos servidores para a nuvem híbrida, processo gerenciado pela Claranet CorpFlex a pedido da Fiotec, fundação de apoio a Fiocruz.

"Seria impossível fazer o que fizemos, ainda mais com todos em home office, se não fosse o aparato adequado de tecnologia", conta Evandro Gonçalves, gerente de TI da Fiotec. A nuvem privada da Claranet CorpFlex fornece infraestrutura robusta com equipamentos de ponta, que podem ser administrados de forma integrada pela companhia e personalizada de acordo com as necessidades do cliente.

Segundo Evandro, a nuvem privada teve papel importante na velocidade de contratação dos novos colaboradores. "Com a atuação da Fiotec e o suporte na nuvem da Claranet CorpFlex, otimizamos a contratação de novos profissionais, atendendo mais rapidamente demandas geradas pelo coronavírus", explica o gerente de TI da Fiotec.

Construído em regime emergencial para fortalecer o atendimento a pacientes com covid-19 na rede de saúde, o complexo tem 9,8 mil metros quadrados e infraestrutura de ponta exigida para que um centro hospitalar deste porte funcione de forma independente das demais áreas da Fiocruz. A Fiotec, responsável pelo gerenciamento compartilhado de programas e projetos desenvolvidos pela Fundação, percebeu que o home office e a alta procura por ajuda médica teriam sido muito mais desafiadores se não estivessem com seus servidores hospedados na nuvem privada implementada pela Claranet CorpFlex.

Em ambiente digital tradicional, qualquer tipo de falha no servidor leva mais tempo para ser resolvida do que ambiente da nuvem, trazendo indisponibilidade para os usuários. Para a Fiotec, entre as vantagens da cloud privada, está a possibilidade de substituir um servidor por outro sem nenhum tipo de indisponibilidade. "No dia a dia, isso tem um impacto gigantesco. Por exemplo, a Fiocruz lida com pagamentos e quando há indisponibilidade do ERP, se não estivermos na nuvem, o transtorno é em cascatas, comprometendo o relacionamento com fornecedores e serviços", exemplifica Evandro.

A nuvem privada também facilitou a adaptação do trabalho em home office para os colaboradores da Fiocruz, com a possibilidade de acesso a dados de forma segura em qualquer lugar. Para Marcos Andrade, CMO da Claranet CorpFlex, colaborar com uma fundação de extrema importância no combate à pandemia foi um projeto de satisfação profissional e pessoal. "Oferecer toda a estabilidade tecnológica para migração dos servidores e consequentemente otimizar o fluxo de trabalho da Fiocruz nesse período desafiador da pandemia, foi uma satisfação para todo nosso time, que conseguiu ajudar muita gente com necessidade de atendimento médico", aponta Marcos.

Apesar do sucesso do workplace criado pela nuvem privada, os próximos passos da Fiotec, que conseguiu reduzir os custos de tecnologia em 40% com a migração, preveem a transferência completa dos serviços para a nuvem híbrida no longo prazo. "Vamos ter uma nova realidade de trabalho daqui pra frente, possibilitando que as pessoas trabalhem intensa e remotamente em qualquer situação. O plus é conseguir implementar também tecnologias como internet das coisas e IA, além de aperfeiçoarmos a flexibilidade e a escalabilidade promovidas pela nuvem híbrida", diz Evandro, que contará com a parceria estratégica da Claranet CorpFlex nos desafios futuros.

SOBRE A CLARANET CORPFLEX

A Claranet CorpFlex é uma multinacional de tecnologia, com foco em serviços gerenciados de cloud computing, big data, cyber security e outros, que reúne a consolidação da Claranet em cloud pública e o reconhecimento da CorpFlex em cloud privada. O grupo está presente em mais de 9 países no mundo e seus mais de 2.200 funcionários têm como missão ajudar seus clientes em todas as etapas da transformação digital. É líder consecutiva por 5 anos no Quadrante Mágico do Gartner e reconhecida como especialista em serviços gerenciados de infraestrutura híbrida.

SOBRE A FIOTEC

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde - Fiotec - é uma fundação privada, sem fins lucrativos, instituída com o objetivo de prestar apoio às funções implementadas pela Fiocruz, nas suas diversas naturezas. Sua missão é participar do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação em saúde, por meio do gerenciamento compartilhado de programas e projetos, para a qualidade de vida da sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar