Brasil,

Neurologia oferece tratamento integral para lombalgias, dores que atingem 7 em cada 10 pessoas no mundo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  V3COM
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Projeto do Hospital INC promove live, nesta quarta-feira (23), com neurocirurgião Kristofer Ramina para alertar sobre causas, sintomas e inovações no tratamento das dores na lombar

Uma das principais causas de invalidez e incapacitação e, também, de aposentadoria precoce na população mundial, as lombalgias podem ser tratadas de forma integral pela neurologia e neurocirurgia. Você que está lendo agora esse conteúdo, provavelmente, já deve ter experimentado uma dor na lombar ou já procurou um médico por este problema de saúde. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 em cada 10 adultos sentirão dores nas costas ao longo da vida.

As recomendações para tratamento e também as causas e sintomas das dores lombares serão tema da edição do INC Health Talks, desta quarta-feira (23), com o neurocirurgião Kristofer Ramina. O projeto do Hospital INC promove conversas, ao vivo, com especialistas da instituição para esclarecer à população dúvidas sobre a saúde, tratamentos e doenças. “As dores lombares podem ser tratadas pela forma conservadora ou com a cirurgia. É preciso avaliar caso a caso, a intensidade da dor e por quanto tempo ela persiste”, explica o especialista.

“Podemos tratar a dores lombares desde a parte óssea com uma artrodese, por exemplo, até a parte mais delicada dos nervos e medula. Existem algumas causas de dores lombares que podem ser originadas de tumores que na sua grande maioria também podem ser tratados com a microneurocirurgia”, informa o neurocirurgião, lembrando que no INC existe um ambulatório especializado no tratamento da dor crônica, formado por uma equipe multidisciplinar: neurologista, neurocirurgião, terapeuta, psicólogo, neuropsiquiatra.

De acordo com Ramina, ainda existem situações em que não se consegue tratar a causa da dor nas costas, mas é possível tratar a dor em si, utilizando medicações e neuroestimulação medular. “É feita a implantação de eletrodos dentro do canal espinhal para estimular a medula, como uma espécie do marca passo do coração, para inibir a transmissão da dor do cérebro”, detalha. “Os avanços da tecnologia têm ajudado bastante. A hérnia de disco já vem sendo tratada com endoscopia, um procedimento bem menos invasivo. A neuronavegação também traz mais precisão na cirurgia, um Raio X em 3D possibilita ‘navegar’ a coluna, por exemplo, para a colocação de pinos na coluna”, conta Kristofer Ramina.

Os principais fatores de risco para o surgimento das lombalgias são o tabagismo, sedentarismo, trabalho corporal pesado (a longo prazo), e obesidade. Alguns dos principais sinais de alerta são déficits neurológicos como problemas de micção, perda da força da perna e do pé, perda da sensibilidade da região genital, e dores agudas e insuportáveis. “Um fator que pode desencadear dores lombares é a constituição genética, existem pessoas que têm tendência a desenvolver problemas na coluna. Também tem relação com o trabalho, por isso é importante a pessoa saber usar corretamente a coluna, saber sentar na cadeira, levantar peso e outras atividades que podem desgastar a coluna ou provocar lesões”, pontua Kirstofer Ramina.

Os interessados em enviar perguntas podem acessar diretamente a página do INC para enviá-las previamente, que serão esclarecidas ao vivo, durante a transmissão pelo Instagram do Hospital INC.

Serviço
INC Health Talks: Dores lombares, com Dr. Kristofer Ramina
Quarta-feira, 23 de setembro, às 19h
Links: https://www.instagram.com/hospital_inc/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar