Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vitamina A: quais são os riscos do excesso durante a gravidez?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Vitamina A: quais são os riscos do excesso durante a gravidez?

Apesar de ser essencial para a formação do bebê, consumo exagerado pode ter consequências graves

Toda mulher que pretende engravidar sabe que um corpo saudável é a parte mais importante no processo de gestação. Exercícios físicos e principalmente uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, são essenciais para uma gravidez de sucesso. Porém o que muita gente não sabe é que também existem riscos no excesso de suplementos, principalmente no consumo da vitamina A.

Muitas pessoas acreditam que é suficiente apenas tomar os suplementos comprados em farmácia, mas o processo de formação do feto é muito mais complexo. Os níveis de vitamina A, encontrada em alimentos como peixes, carnes, frutas e laticínios, devem ser sempre observados de perto. “Ao mesmo tempo que a vitamina A é muito importante para o desenvolvimento do bebê, o seu excesso ou falta podem causar malformações fetais”, explica Fernando Prado, ginecologista e obstetra de referência internacional, e especialista em reprodução humana da Clínica Neo Vita.

A vitamina A é responsável pela formação dos olhos, pulmões, rins, ossos, além dos sistemas respiratório, circulatório e nervoso. “Logo, sua inconstância pode afetar negativamente qualquer um destes componentes, podendo dificultar também o processo pós-parto para as mães, desacelerando a regeneração dos tecidos comprometidos durante o nascimento”, complementa.

Dito isto, os casos de falta da vitamina são raros, por ser tão comum em alimentos do cotidiano. Mas muitas mulheres que acreditam estar ajudando ao tomarem suplementos vitamínicos por conta própria, sem recomendação médica, acabam excedendo o volume saudável, já que nas pílulas a substância vem em maior concentração.

Para as mulheres que pretendem engravidar ou já estão gestantes, doutor Prado recomenda sempre realizar acompanhamento médico com um profissional de confiança, seguindo as recomendações e conferindo regularmente as perdas e ganhos do organismo. “O obstetra irá monitorar a paciente durante todo o processo e prescrever as vitaminas de acordo. Não se deve esquecer que suplementos são medicamentos, e automedicação é um risco, principalmente quando se fala de gravidez”, finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar