Brasil,

Casos de câncer em crianças e jovens representam até 3% do total na população brasileira

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MFernanda Abramides Torres
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Setembro Dourado é o mês de alerta para o câncer em crianças e jovens

Nas crianças e adolescentes os cânceres mais frequentes são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Mas também podem aparecer tumores na região da cabeça e pescoço e na glândula tireoide, alerta o Dr. Flavio Hojaij, cirurgião de cabeça e pescoço, livre docente da Faculdade de Medicina da USP.

Anualmente 12 mil crianças e jovens de até 19 anos são diagnosticadas com câncer no Brasil. Segundo o INCA, os casos representam entre 1 e 3% dos casos totais de câncer.

A Campanha, criada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, quer chamar a atenção para essa cruel realidade.

Consultas regulares ao pediatra podem diagnosticar os vários tipos de câncer, no início, precocemente, para que o tratamento se inicie rapidamente e haja melhor chance de cura.

O câncer é a primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens. Geralmente evolui muito rápido e é muito agressivo, apesar de, em alguns casos, responder melhor à quimioterapia. Mesmo não sendo muito frequente, o câncer de cabeça e pescoço também atinge crianças e jovens.

Segundo o Dr. Flavio Hojaij, “o câncer infantil sempre é um evento trágico. Não é uma faixa etária onde nós esperamos lidar com uma doença que traz tantas angústias. Vez ou outra – não é muito frequente, ainda bem -, o câncer infantil pode se manifestar na região da cabeça e pescoço. Algumas vezes o tratamento é absolutamente oncológico, ou seja, com quimioterapia e radioterapia. Mas às vezes ele é cirúrgico. E mesmo os melhores cirurgiões pediátricos têm dificuldade na região da cabeça e pescoço. Então o cirurgião de cabeça e pescoço, que aceita esse desafio, muitas vezes tem que participar de uma equipe de tratamento de um câncer infantil nessa região. Eu aceito bastante esse desafio, até porque a cirurgia pediátrica sempre foi uma especialidade que me atraiu muito. E muitas vezes esses tumores são realmente desafiadores. De qualquer maneira cabe aqui um relato para que as pessoas prestem atenção. É raro, mas o câncer infantil pode acontecer na cabeça e pescoço e também na glândula tireoide”.

Sobre o médico:

O Dr. Flavio Hojaij é Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é credenciado nos principais hospitais de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital São Luiz e Hospital BP Mirante. Foi Professor Visitante do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Foi diretor científico e secretário da SBCCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço) e atua em campanhas públicas para a população, como o “Programa Corujão da Saúde”, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, quando são operados, em horários alternativos, centenas de pacientes agendados pelo sistema público. Em 2018 sua equipe realizou 97 cirurgias pelo Corujão da Saúde.

Nesse momento de pandemia o Dr. Flavio Hojaij tem atuado junto aos alunos de várias faculdades de medicina, com esclarecimentos e orientações em plataformas online.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar