Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Debate atualiza ginecologistas sobre microbioma do trato genital e carcinogênese

O estudo do microbioma cérvico vaginal desperta curiosidade e é um desafio até mesmo para os estudiosos no assunto. Entre os principais fatores da história natural do câncer de colo uterino, está a infecção por HPV oncogênico. Mas a grande dificuldade é diferenciar as mulheres nas quais a infecção irá clarear sem qualquer dano, daquelas em que a doença irá se desenvolver, resultando em riscos de neoplasia do colo uterino.

Para elucidar a questão, o Congresso Online SOGESP 2020 apresenta o DBI G 7 “Microbioma do trato genital e carcinogênese”, em 22 de setembro, às 20h. “Até recentemente, só conseguíamos acessar os chamados “cofatores da carcinogenese cervical” com questionários epidemiológicos. Atualmente, estudos da microbiota são possíveis utilizando coletores especiais. Assim, esperamos desvendar os elementos que realmente interferem na questão”, explica dra. Cecília Maria Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada (CNE) de Vacinas da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e coordenadora da discussão.

Segundo a especialista, as pesquisas recentes têm mostrado que a interação da microbiota com o sistema imunológico do hospedeiro pode estar associada com a persistência de infecções, como o HPV, e, portanto, relacionada à carcinogênese do trato genital inferior.

“Abordaremos o papel dos lactobacilos no mecanismo de defesa cervico-vaginal, a disbiose como cofator para a carcinogênese e a oportunidade de uso da microbiota para intervenções terapêuticas”, conta dra. Cecília.

Os palestrantes convidados são Andréa da Rocha Tristão, responsável pelo Ambulatório de Infecções Genitais Femininas do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (UNESP); André Luis Ferreira Santos, professor doutor responsável pela Disciplina de Ginecologia do Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU); Neila Maria de Góis Speck, presidente da CNE de Trato Genital Inferior da FEBRASGO; e Maricy Tacla Alves Barbosa, médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Após exposição do tema por cada um dos especialistas, o Debate Informal será aberto para perguntas.

Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP)
Data: 22 de setembro
Horário: 20h
Mais informações: https://www.sogesp.com.br/cursos-e-eventos/sogesp-online/congresso-sogesp-online/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo