Brasil,

Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

Alterações climáticas como baixa umidade, variações de temperatura e níveis de poluição são diretamente relacionadas com o aumento das alergias na população e muito frequentes nas trocas de estação. A chegada da primavera, que acontece no dia 22 de setembro, levanta um alerta para o aumento das doenças relacionadas à estação, como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e catapora. Além das mudanças climáticas, a polinização, que é intensa nessa época, traz uma piora considerável para as alergias respiratórias.

Segundo o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, na primavera o pólen das flores se propaga com maior facilidade e afeta diretamente pessoas que tem a rinite alérgica, por exemplo. “Espirros seguidos ou em crises, coriza aquosa e obstrução nasal são sintomas que também podem ser intensificados por outros alergênicos, como poeira, ácaros, fungos, entre outros”, explica.

No laboratório, é possível fazer testes para identificar qual alergênico desencadeia os sintomas da rinite. O RAST é um exame de sangue indicado para pesquisar a presença de anticorpos IgE (responsável pela alergia) para o elemento suspeito de provocar a alergia: o exame não identifica apenas alimentos, também pode ser feito para fungos, animais, ácaros, produtos químicos e alguns medicamentos. “O RAST determina quais substâncias tem maior risco de provocar a alergia. O resultado positivo deve ser analisado por um médico, em conjunto com outros fatores, para um diagnóstico de alergia”, explica Kozlowski.

O especialista lembra que ao conhecer o fator causador da alegria é possível fazer uma prevenção mais assertiva. “O médico poderá orientar o paciente com ações específicas para prevenir a crise alérgica, fazendo que com ela se torne mais espaçada e não atrapalhe o dia a dia do paciente”, explica.

Alguns hábitos diários, principalmente na primavera, são essenciais para evitar uma crise alérgica, como manter a casa arejada e limpa; evitar objetos que acumulem pó, como carpetes, tapetes, cobertores de lã, bichos de pelúcia; evitar o uso de vassouras e espanadores, para não espalhar o pó; e lavar as roupas de cama semanalmente, aspirando os colchões e mantendo limpa as capas de travesseiros, cortinas e mantas de sofá, por exemplo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar