Brasil,

Sinal amarelo para o suicídio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriano Kirche Moneta
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Alysson Coimbra

Médico especialista em trânsito, coordenador da Mobilização Nacional dos Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito

A depressão é o mal do século, uma epidemia crônica que, todos os anos, provoca a morte de cerca de 12 mil pessoas no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o país é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, um dos fatores que podem levar ao suicídio.

No Setembro Amarelo, mês que alerta para a necessidade de cuidar da saúde mental, prevenir o suicídio e tirar todo o estigma e preconceito que cercam os problemas, é indispensável discutir os mecanismos de avaliação médica e psicológica dos condutores de veículos. A ciência nos mostrou que alterações mentais podem interferir na capacidade de dirigir, aumentando os riscos de acidente e também dos casos de violência no trânsito. Mais que isso, os exames podem detectar precocemente transtornos mentais que incapacitam milhares de brasileiros para o trabalho.

Atualmente, a avaliação da saúde mental dos motoristas comuns é feita apenas no momento da habilitação, aos 18 anos. Nesta idade, as pessoas ainda estão em fase de desenvolvimento de suas condições biopsicossociais, por isso essa única avaliação da saúde mental não é suficiente para identificar precocemente condições que amplificam riscos para todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Para os condutores profissionais, esses exames são feitos periodicamente, no momento de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, recentemente, o Congresso afrouxou as regras de trânsito, ampliando esse prazo, uma medida que certamente provocará o aumento das mortes e acidentes de trânsito.

Alysson Coimbra faz avaliação médica de motorista

As avaliações feitas por médicos e psicólogos especialistas em Trânsito entendem a saúde como algo global, o que chamamos de modelo biopsicossocial, e têm o potencial de descobrir enfermidades e condições que podem resultar em acidentes, brigas de trânsito, depressão e o suicídio. A palavra-chave para salvar vidas é a prevenção.

Parece incoerente ter um mês para discutir os transtornos mentais e o suicídio e não destacar a importância da avaliação da saúde mental dos condutores. Por isso, a Mobilização Nacional dos Médicos e Psicólogos Especialistas em Trânsito defende o Projeto de Lei 98/2015, que prevê a avaliação psicológica a cada renovação da CNH.

O PL 98/2015 que está parado no Senado, representa um avanço e pode salvar inúmeras vidas,pois permite identificar precocemente condições psicológicas que alteram a capacidade de dirigir e de conviver harmoniosamente no trânsito.

O que vemos nas ruas hoje corrobora a urgência em cuidarmos melhor da saúde mental dos motoristas. A quarentena modificou a forma como os brasileiros vivem, se relacionam e se comportam no trânsito. Os veículos passaram a ser cada vez mais utilizados e isso teve consequências no comportamento do motorista, com a exacerbação do perfil agressivo e individualista. Ao mesmo tempo, a pandemia provocou um aumento dos casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.

Neste Setembro Amarelo, mais do que nunca, é o momento de ampliarmos nosso olhar para a saúde física e mental de nossos motoristas. É a hora de abdicarmos de discursos corporativistas e polarizados em prol da preservação de vidas no trânsito do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar