Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sociedade de Cardiologia faz a mais ampla pesquisa sobre esgotamento psíquico na área da saúde durante a pandemia

Levantamento envolverá cardiologistas, médicos de qualquer outra especialidade e demais profissionais de saúde

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – iniciou uma pesquisa para mapear a saúde mental e o esgotamento psíquico dos médicos e profissionais de saúde ao longo da pandemia de coronavírus. O trabalho foi estruturado com base em relatos de médicos cardiologistas, chefes de seções e/ou departamentos de emergências dos hospitais públicos e privados sobre o assunto. O fenômeno também tem sido observado em outros países, como Itália, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, onde a Covid-19 tem atingido proporções que extrapolam as condições de suporte do sistema de saúde.

A pesquisa terá a participação de cardiologistas, médicos generalistas e de qualquer outra especialidade, além de profissionais de saúde das áreas de educação física, enfermagem, farmacologia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e profissionais que atuam em cuidados paliativos. “Alguns estudos sobre burnout foram realizados, nos últimos meses, e o impacto dele na saúde dos profissionais, mas nenhum com um espectro tão amplo”, explica o presidente da SOCESP, João Fernando Monteiro Ferreira.

Para a coordenadora do trabalho e diretora de Promoção e Pesquisa da SOCESP, Maria Cristina Izar, os profissionais de saúde têm vivido um duplo estresse por conta da Covid-19. “Não é somente o receio de ser contaminado durante a jornada de trabalho, mas também o risco de levar o vírus para casa e passar a doença aos filhos, cônjuge, pais e avós”, afirma a pesquisadora, que estruturou áreas de descontaminação na própria residência e no consultório. “Tem sido a rotina de todos nós profissionais de saúde. Como a complexidade da limpeza para nós é maior, em virtude do risco constante, o estresse acaba sendo potencializado. O impacto disso é o que queremos constatar no resultado da pesquisa e, assim, traçarmos estratégias para atenuar o problema”, completa.

A diretora de Promoção e Pesquisa da SOCESP esclarece que a participação é gratuita para sócios ou não da entidade e envolverá profissionais de vários segmentos da saúde. “Há décadas temos grande interação com multiprofissionais e a interdisciplinaridade sempre esteve no DNA da SOCESP. Por isso pensamos num trabalho bastante amplo para detectar o problema em toda a sua dimensão”, explica Cristina Izar.

A pesquisa será confidencial e não haverá a possibilidade de identificação individual. “Garantimos o sigilo das informações, desde o início da coleta de dados, que será feita de forma totalmente eletrônica, até a produção e tabulação dos resultados com respaldo científico”, complementa Cristina Izar. Para a diretora de Promoção e Pesquisa da SOCESP, a conclusão da pesquisa irá auxiliar governantes e gestores em relação ao que está ocorrendo com os profissionais de saúde, e determinar ações de prevenção de esgotamento psíquico e físico, assim como atenção contra a depressão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS