Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Má postura no trabalho é a principal causa de cervicalgia

Dados da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED), de 30 a 50% da população sofre de cervicalgia

Grande parte da população mundial adotou o home office durante a pandemia. O trabalho remoto deu tão certo que muitas empresas, como Google e Facebook, anunciaram que iriam implantar esse novo modelo de trabalho.

A maioria dos profissionais precisou improvisar um espaço em casa para viabilizar o home office. Mas, esse improviso pode ser perigoso para a saúde da coluna.

“Normalmente, as organizações contam com profissionais especializados em ergonomia, essencial na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho. Além do mobiliário adequado, nas grandes e médias empresas há sempre informações e orientações disponíveis sobre as posições mais adequadas na hora de trabalhar”, comenta a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Pilates, RPG e fisioterapia neurológica.

Entretanto, como a pandemia pegou todos de surpresa, foi preciso adequar os espaços e os móveis para poder trabalhar em casa. Sem orientações, muitas pessoas acabaram usando cadeiras e mesas que não contribuem para a ergonomia.

“Tenho recebido muitos pacientes com queixas de dores na coluna, principalmente na cervical e na lombar”, diz a especialista.

Um vilão chamado celular

“Quando falamos de cervicalgia, o principal fator de risco é uma postura inadequada na hora de trabalhar. Outra causa muito comum é a posição do pescoço durante o uso do celular ao digitar mensagens, ler ou usar os aplicativos. E nunca se usou tanto o celular como nos últimos seis meses”, comenta Walkíria.

“A tendência é abaixar o pescoço, quando o correto seria levar o celular até uma altura que evite esse movimento. Para se ter uma ideia, quando a coluna vertebral está alinhada, a cabeça pesa cerca de 5 quilos. Quando você inclina a cabeça para baixo, o peso triplica. Ou seja, para ler uma mensagem no celular, a cervical precisa suportar 15 quilos”, explica a fisioterapeuta.

Lógico que a cervical vai sofrer as consequências dessa postura inadequada. Com o passar do tempo, podem ocorrer lesões articulares, protusão do disco, hérnia de disco, escorregamento da vértebra etc.

Até dor de cabeça

A cervicalgia se instala lentamente. Na medida em que a pessoa adota posturas inadequadas por períodos prolongados, os sintomas aparecem. Além da dor no pescoço, ocorrem dores de cabeça, tontura e espalhamento da dor para os ombros. A dor pode irradiar para os braços e mãos, dependendo da lesão, segundo a especialista.

A boa notícia é que é possível prevenir a cervicalgia. E tudo depende de uma boa postura ao usar celulares, tablets e computadores. Veja abaixo:

- Use uma cadeira que tenha um bom apoio para coluna e procure manter-se ereto
- Ao usar o celular, dobre os cotovelos e leve o celular mais próximo do olhar.
- Use os braços de uma cadeira ou até mesmo almofadas para apoiar o antebraço
- Durante o expediente, procure levantar a cada meia hora e olhar para o horizonte

“A fisioterapia pode ajudar a melhorar a dor. Mas, o trabalho postural é fundamental. Para corrigir a postura pode ser feita a Reeducação Postural Global (RPG). Acupuntura é outro recurso que pode ser muito útil na melhora do quadro doloroso”, finaliza Walkíria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS