Brasil,

Vera Cruz Hospital alerta para poder do diálogo na prevenção de suicídios

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em ação do Setembro Amarelo, instituição reforça que falar sobre o assunto não aumenta riscos; “trata-se de uma emergência médica”, explica especialista

Você sabia que é possível salvar vidas apenas batendo um papo? O ato de se dialogar sobre problemas ou sentimentos pessoais é tão poderoso que se transformou em uma hashtag especial do Vera Cruz Hospital para lembrar do Setembro Amarelo, o mês de combate ao suicídio: #VocêNuncaEstaráSozinho.

A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no Brasil e 17% das pessoas no País já pensaram, em algum momento, em cometer suicídio. Os dados constam na cartilha "Suicídio - Informando para Prevenir", elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). E ao contrário do que se presume, falar sobre o assunto não aumenta os riscos. Divulgar informações, como métodos de se identificar sintomas e sinais, e a relevância de se procurar por ajuda profissional, pode salvar vidas. Conversar sobre o problema alivia sentimentos de angústia, tensão, e pode ter papel fundamental no convencimento a potenciais suicidas em buscar auxílio assertivo.

“Aquela história de ‘cão que ladra, não morde’, é um mito. Quem fala, faz. E, muitas vezes, quem não fala, faz também. Quem fala, porém, se dá a oportunidade de ser ajudado. O que a pessoa precisa saber, nesta hora, é que ela nunca estará sozinha”, argumenta Gabriel Banzato, coordenador da Psicologia do Vera Cruz Hospital. “Muitas vezes, a pessoa que idealiza um suicídio não está pensando em tirar a própria vida. Está pensando em acabar com um sofrimento, com uma dor. Se esta dor for física, até um analgésico pode resolver. Mas, e se não for? Viver com dor é muito difícil. Por isso, a importância da conversa, da comunicação”, completa o especialista.

Na visão do médico psiquiatra responsável pelos Serviços de Interconsulta em Psiquiatria do Vera Cruz Hospital e do Vera Cruz Casa de Saúde, Petrus Raulino, o assunto tem de ser levado à sério também por se tratar de uma emergência médica. “Mais de 90% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais e principalmente a quatro grupos de transtornos psiquiátricos: o primeiro é relativo a transtornos de humor, como depressões e transtorno bipolar, por exemplo; o segundo é composto por transtornos pelo uso de substâncias psicoativas, como álcool e drogas; o terceiro grupo é de transtornos de personalidade, como, por exemplo, pessoas impulsivas ou com outro tipo de instabilidade emocional. O quarto e último é o que chamamos de transtornos psicóticos como a esquizofrenia. Portanto, transtornos mentais precisam ser avaliados em pessoas sob risco de suicídio para a abordagem adequada. E tentativas de suicídio são consideradas emergências médicas que devem ser atendidas, em um primeiro momento, por serviços de emergência em saúde”, explica.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. O Setembro Amarelo começou em 2014 no Brasil, por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal De Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

“Precisamos derrubar alguns mitos sobre este assunto. O primeiro: ‘quando a pessoa decide cometer suicídio, ninguém consegue convencê-la do contrário’. Em mais de 50% dos casos as pessoas verbalizam antes. Portanto, buscam uma forma de apoio. A conversa é super importante, por este motivo, para ajudar a salvar vidas. O segundo é que ‘pessoas que possuem algum tipo de transtorno psiquiátrico que pode levar ao suicídio não procuram serviços de saúde’. Novamente, em mais de 50% dos casos, pessoas que tiveram ou têm - comportamento suicida passaram por serviços de saúde anteriormente, pois o transtorno mental, com frequência, não provoca apenas sintomas psíquicos, mas também sensações físicas, como falta de ar e angústia, para citar algumas”, reforça Raulino.

Segundo o especialista, o comportamento suicida varia de pensamentos e ideias até a concretização, passando por planos e planejamentos. E a tentativa de suicídio se caracteriza por uma emergência médica, pois precisa de intervenção imediata em razão do risco de morte.

Sobre o Vera Cruz Hospital

Em 76 anos de existência, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. O Vera Cruz dispõe de 167 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade. A Instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e raio-x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em pouco mais de dois anos, a aliança registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a criação de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 mil m² de áreas construídas a mais. Há 30 anos, o Vera Cruz inaugurou e mantém a Fundação Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor, quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar