Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SBOC alerta para os impactos da queda de vacinação no diagnóstico precoce de câncer no colo do útero

O câncer no colo do útero é um tumor causado pela infecção persistente por alguns tipos de HPV, o papiloma humano. É o 3º mais comum entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas do câncer de mama e de cólon. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2018 um alerta internacional e elegeu três metas principais a serem cumpridas até 2030 para a eliminação do câncer de colo do útero:

- Vacinação contra o HPV em 90% das meninas e adolescentes de até 15 anos;
- Realização de exames de Papanicolau de pelo menos 30% da população feminina de 25 a 65 anos;
- Acesso ao tratamento no estágio inicial da doença a pelo menos 90% da população.

Nos últimos anos, o Brasil foi na contramão dos países desenvolvidos ao deixarmos de oferecer a vacina de HPV nas escolas da rede pública, o que gerou a redução da cobertura vacinal médica de 90% em 2014, para 52% em meninas e 22% em meninos em 2019. É a primeira vez que isso acontece, em 20 anos.

O caso se engloba em um contexto de queda na taxa de vacinação nos últimos cinco anos, que já chegam a 27% para alguns imunizantes. Em meio a pandemia do coronavírus, a situação é ainda pior. Profissionais da saúde relatam atrasos na busca de vacinas também este ano, o que indica a possibilidade de quedas ainda maiores nos índices.

Outro problema em nosso país é a não realização de exames preventivos, disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que apenas 16% das mulheres de 25 a 65 anos realizam exames ginecológicos no Brasil, número que representa aproximadamente metade do mínimo indicado pela OMS.

Por este motivo, a SBOC coloca seus porta-vozes especialistas para alertar sobre a importância da continuidade da vacinação contra o HPV e da conscientização dos exames preventivos para mulheres. O Brasil tem recursos e capacidade para melhoras esses indicativos. Não podemos retroceder, ainda mais diante de um câncer que pode ser eliminado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::