Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

SAÚDE: SBCM alerta para acidentes com coletores de lixo

Diariamente, profissionais se ferem por descarte incorreto, comprometendo o trabalho

Os coletores de lixo, que tanto contribuem para a organização e limpeza das vias públicas, não encontram, muitas vezes, a mesma colaboração para executarem o trabalho de forma segura. Diariamente, muitos desses profissionais se ferem em acidentes provocados pelo descarte inadequado de materiais cortantes, como vidro quebrado e perfurantes, como agulhas e pregos.

Ferimentos profundos, por exemplo, podem atingir um vaso sanguíneo e lesar tendões, nervos e articulações, comprometendo simples movimentos, como esticar e flexionar os dedos, explica o presidente da SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão), Dr. João Baptista Gomes dos Santos. “Os nervos dos dedos são frequentemente acometidos nos cortes e o sintoma típico é a dormência em uma das bordas dos dedos, associada à sensação de choques na região do corte”, explica o especialista.

As mãos e punhos têm estruturas complexas, de grande importância no corpo, pois são formados por muitos ligamentos, ossos e nervos, que propiciam sensibilidade e comandam os movimentos dos músculos e tendões, e importantes artérias que irrigam os membros. “Uma lesão nas mãos traz graves consequências para a vida das pessoas. No caso dos coletores de lixo, eles precisam ser afastados do trabalho ou, dependendo da gravidade da lesão, nem conseguem mais exercer o ofício, o que resultará em um impacto econômico em sua renda”, salienta o presidente da SBCM.

Ao ocorrer uma lesão de tendão ou nervo, Dr. João ressalta que a pessoa deve ser encaminhada a um especialista em cirurgia de mão, para o tratamento adequado do problema. “Para prestar os primeiros socorros antes do encaminhamento ao médico, se o ferimento for profundo, pressione um pano limpo sobre o corte. Se ele não for tão profundo, o sangramento deve parar em alguns minutos. Em seguida, lave a ferida com água e sabão”, fala. “Se houver pedaço de algum objeto cravado no corte, é indicado que não retire até chegar ao especialista, pois pode provocar um sangramento maior”, acrescenta.

Como descartar o lixo corretamente

Medidas simples na hora de descartar materiais cortantes e perfurantes contribuem com o trabalho dos coletores de lixo. Veja de que maneira ajudar:

- Agulhas e seringas não podem ser descartadas no lixo comum, porque além de perfurar a pele, podem transmitir doenças. O ideal é encaminhar esse material a um posto de saúde, para que o local possa fazer o descarte correto do resíduo.

- Em caso de vidro quebrado, coloque os cacos em embalagens seguras, que podem ser, inclusive, aproveitadas de recicláveis, como garrafas PET e caixas de leite. Se optar por descartar na garrafa de plástico, corte um pouco acima do meio, armazene os cacos de vidro no interior, recoloque a tampa com o bico para dentro e passe uma fita adesiva. Tanto na PET, quando na embalagem de leite, identifique com uma caneta, em letras grandes, o que está dentro de seu interior.

- Para as tampas serrilhadas das latas, que também podem machucar, a recomendação é dobrá-las para dentro.

- Pregos, parafusos, arames e lascas de madeira devem seguir a mesma orientação para os vidros.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo