Brasil,

Queda no apoio à vacinação: aula aberta discute relevância das vacinas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leilane Stauffer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Nesta quarta, 16, às 14h30, encontro on-line promovido pela Newton esclarece atuação das vacinas no combate a doenças

Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil não atinge a meta de vacinação infantil. Os índices do PNI (Programa Nacional de Imunização) revelam que metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização em 2020. Diante deste cenário e da espera pela vacina de imunização à Covid-19, a Newton realiza, nesta quarta-feira, 16 de setembro, aula aberta com o mestre em Microbiologia e doutor em Bioquímica, Charles Anacleto. Com o tema “Vacinas: história, mitos, verdades e incompreensões – Covid-19, nossa atual realidade”, a conversa virtual será às 14h30. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o link http://bit.ly/VACINAS16-09.

O mesmo país que segue a expectativa mundial de espera pela vacina contra o novo coronavírus é o que se enquadra em baixo índice de imunização. Dados do PNI, até o último dia 7 de setembro, mostram que a cobertura vacinal estava em 51,6%, para as imunizações infantis. O ideal é que ela fique entre 90% e 95% para garantir proteção contra doenças como sarampo, meningite, poliomielite e coqueluche. A redução nas coberturas vacinais já chega a 27% nos últimos cinco anos e, em 2019, a OMS (Organização Mundial de Saúde) alertou que a hesitação sobre as vacinas era uma das dez maiores ameaças para a saúde global. “Neste momento, especialmente, é importante fornecer informações sobre o que é o sistema imunológico, como ele funciona em linhas gerais, o que são vacinas e a história delas”, pontua o pesquisador Charles Anacleto.

O docente, que ministra disciplinas como Imunologia, Microbiologia, Genética, Citologia e Histologia para os cursos de saúde da Newton, considera que é urgente esclarecer como as vacinas são eficazes, consideradas marco para a saúde pública e reconhecidas no mundo como uma intervenção sanitária viável.

“É necessário, com informação, eliminarmos mitos e incompreensões sobre como os processos das vacinas se dão. Não é raro encontrarmos discursos como ‘vacina é bobagem’ ou ‘vacinas são perigosas. Toda vez que vacino eu fico doente’. Infelizmente, esse tipo de discurso, cada vez mais frequente, é também fruto da ignorância e de propagação de fake news. E isso tem consequências nefastas para a saúde pública”, ressalta.

A aula aberta contará com a presença de Rodrigo Souza Leite, doutor, biólogo, analista e pesquisador de saúde e tecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Quando: 16 de setembro, quarta-feira, de 14h30 às 15h30
Inscrições: gratuitas pelo link http://bit.ly/VACINAS16-09

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar