Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pacientes oncológicos intercalam consultas via Telemedicina para melhorar quadro nutricional

Pacientes debilitados pelos efeitos colaterais da quimioterapia diminuem os deslocamentos das consultas presenciais e melhoraram a qualidade de vida clínica

No Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), pacientes oncológicos iniciaram uma nova rotina de atendimento via Telemedicina para adaptar e monitorar suas consultas nutricionais durante o tratamento quimioterápico. Depois de passarem por procedimentos cirúrgicos de tumores de estômago e intestino, muitos precisam utilizar bolsa de colostomia. As idas e vindas ao consultório, além de causar desgastes, elevam os riscos de infecção. A telemedicina está ajudando este perfil de pacientes com consultas intercaladas e diminuição dos deslocamentos, possibilitando melhora na qualidade de vida clínica, com ganhos terapêuticos.

Segundo a diretora do Serviço de Nutrologia e responsável pela Telemedicina do Iamspe, Dra. Maria Angela de Souza, o atendimento visa recuperar a saúde nutricional e imunológica dos pacientes, com a reposição de nutrientes, evitando a perda de massa magra e proporcionando melhora na qualidade de vida. "Esses pacientes precisam de acompanhamento especializado com uma dieta específica e nutritiva. Uma alimentação deficitária pode comprometer todo o tratamento do paciente. A telemedicina é ágil e corrige a rotina do paciente à distância, evitando a desnutrição", enfatiza a nutróloga.

Os pacientes oncológicos têm déficit de nutrientes devido ao tratamento que são submetidos e o acompanhamento nutricional proporciona ganhos que auxiliam a realização de simples tarefas cotidianas como caminhar ou subir escadas, diminuindo o número de quedas e aumentando a resistência a infecções.

A telemedicina do Iamspe foi implementada durante a pandemia da Covid-19 para o atendimento de pacientes com sintomas de doença respiratória. O serviço, considerado um sucesso pela direção do Hospital, evitou que 80% dos usuários que foram atendidos por teleconsulta viessem ao Pronto Atendimento Gripário sem necessidade. Com isso, o Iamspe pretende ampliar gradualmente a lista de especialidades para atendimentos via telemedicina.

Sobre o Iamspe

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes. São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Projetos, Orçamento e Gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS