Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setembro Amarelo evidencia alerta para os sintomas da depressão

Mesmo com aulas remotas, escola ainda pode ser aliada da família para observar e se aproximar de crianças e adolescentes

Setembro foi eleito o mês da prevenção ao suicídio pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina e traz uma reflexão importante sobre o assunto. É um tema delicado e muito evitado, mas é preciso manter o diálogo aberto em casa e observar possíveis sinais de que a criança precisa de ajuda. A escola, que sempre foi um ponto de apoio para a família, agora ficou atrás das telas. O isolamento causado pela pandemia, fez o caminho mudar.

A observação do comportamento da criança é feita no dia a dia, com a convivência. As aulas remotas mudaram a forma de lecionar e de administrar o relacionamento com as famílias. “Isso nos trouxe o alerta e fez com que procurássemos outras maneiras de aproximação dos estudantes. Incentivamos nossos profissionais a manterem esse contato mais próximo e um canal aberto com cada aluno e cada família, além de trabalhar o tema ‘Estou aqui por você’ em nossas unidades”, conta Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista.

“Sempre observamos de perto o comportamento. Os professores sabem o que é o normal de cada um. Ao perceber mudanças que possam indicar o início de depressão ou de ansiedade procuramos, junto aos pais, acompanhar essa criança e, se necessário, encaminhar a profissionais da área médica”, complementa a diretora.

Quando a pressão aumenta para a criança ela precisa saber que tem pontos de apoio para procurar. Esse lugar pode ser preenchido por uma ou mais pessoas, como pais, amigos e professores. Marizane alerta para o cuidado com o tema. “É uma conversa delicada, mas os pais precisam estar atentos. Nem sempre a criança consegue identificar que precisa de ajuda, mas ela pode demonstrar com atitudes esse pedido.”

Alguns pontos de atenção para perceber quando agir são: agressividade, choro fácil, isolamento, excesso ou perda de sono e/ou fome. “Além disso, qualquer comportamento diferente deve ser observado. Tudo isso pode ajudar a dar sinais de alerta aos pais e educadores para buscar acompanhamento profissional”, afirma Piergentile.

Sobre o Colégio Adventista

As regiões do Grande ABC e Litoral Paulista contam com 8 unidades de Educação Adventista, que atende alunos do maternal ao ensino médio. A rede, presente em mais de 145 países representada por cerca de 8.500 instituições, faz a diferença ao redor do mundo com os mais de 105 mil professores capacitados e comprometidos com a formação de qualidade de cerca de 1,9 milhão de alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::