O mundo não pode parar: serviços ambulatoriais e cirúrgicos se adaptam para atender pacientes

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Na cidade do Rio de Janeiro, a Fase 5 das flexibilizações foram anunciadas no início do mês de agosto. Com isso, serviços essenciais, já abertos no período de isolamento, passaram por adaptações para receber um número maior de pessoas, seguindo todos os cuidados e protocolos de higiene. Esse é o caso da Perinatal, hospital carioca, que atende mulheres, gestantes ou não, que necessitam marcar seus exames de rotina ou até realizar consultas de emergência.

O atendimento ambulatorial nas áreas de ginecologia, mastologia, reprodução humana e uroginecologia estão sendo realizados normalmente. O mesmo acontece para as cirurgias e videoginecologia. "Sabemos que ainda existe uma preocupação em virtude da pandemia, mas em casos de emergência ou tratamento é importante garantirmos a paciente que estamos preparados para atendê-la. O mundo não pode parar para casos urgentes", explica Dr. Jose Maria Lopes - Diretor Presidente.

O hospital também oferece o 'Check-Up Ginecológico', na Unidade da Barra, justamente para atender pacientes que não podem esperar. O novo modelo, desenvolvido em parceria com a ProEcho, permite que a mulher realize, em poucas horas, sua consulta ginecológica e exames laboratoriais e de imagem, prescritos na consulta de acordo com sua idade. Além desse serviço, a unidade possui o Centro de Mastologia. Lá a paciente será atendida em um consultório médico especializado, e encaminhada para os exames, todos feitos nesse espaço. Caso haja necessidade de cirurgia, o procedimento será realizado com toda infraestrutura disponível na Perinatal. A paciente tem à sua disposição o raio-x blindado Faxitron, que realiza a avaliação radiológica, em tempo real, dentro da sala de operação. O Faxitron eleva o índice de segurança e agilidade, já que fornece imagens de peças cirúrgicas com altíssima precisão.

Vale ressaltar, que a equipe Perinatal inseriu em sua rotina diversas medidas para segurança das pacientes desde o começo da pandemia. "Estamos com taxa zero de Covid-19 e nosso time segue paramentado com capote descartável, óculos, máscara N95, máscara face shield, álcool 70% gel, álcool 70% líquido, NPC. Além disso, os colaboradores realizam a medição da temperatura diariamente", explica Dr. Jose Maria Lopes - Diretor Presidente.