Brasil,

Pesquisa mundial sobre coronavírus busca voluntários no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Mendes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisa mundial sobre coronavírus busca voluntários no Brasil

Por meio de análise genética, estudo pretende descobrir porque a COVID-19 se manifesta de formas tão diferentes entre pacientes

Voluntários brasileiros já estão participando do estudo “COVID Human Genetic Effort”, o esforço mundial de pesquisadores que buscam compreender, a partir da análise genética, porque a COVID-19 se apresenta de formas tão diferentes entre os pacientes. O objetivo é coletar pelo menos mil amostras de sangue em todo o País que passarão por um exame molecular chamado Exoma, para sequenciar, ao mesmo tempo, 22 mil genes presentes no genoma humano, identificando alterações que possam estar relacionadas com o agravamento ou com a resistência ao coronavírus.

“Queremos contribuir para a construção de um conhecimento que nos permita compreender por que o sistema imunológico de algumas pessoas é mais suscetível do que o de outras para quadros graves de COVID-19. Assim, novas estratégias para prevenção e tratamento da doença poderão ser desenvolvidas”, explica a diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), que faz parte da diretoria internacional do estudo, Carolina Prando.

Liderado internacionalmente pelos pesquisadores americanos Jean Laurent Casanova (The Rockefeller University) e Helen Su (The National Institute of Health), o projeto reúne imunologistas de 24 países. No Brasil, além da equipe do IPP (ou da Complexo Pequeno Príncipe), que coordena o trabalho nos três estados da região Sul, a Universidade de São Paulo (USP) vai agregar dados dos demais estados brasileiros. Outros 20 centros já aderiram à pesquisa em parceria com o Pequeno Príncipe e com o Instituto de Ciências Biológicas da USP, e estão trabalhando em conjunto para a coleta de material.

Parcialmente financiada pela Agência Nacional de Saúde e Pesquisa da França, no Brasil, o estudo está recebendo apoio da empresa LogLife Logística – Transporte de Material Biológico, que está custeando o transporte das amostras de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). “O interesse dos voluntários está sendo acima da expectativa, o que nos motiva ainda mais a trabalhar, mas justamente por isso estamos em busca de mais parcerias como essa, que são fundamentais para que possamos seguir com o projeto”, ressalta a médica.

Conheça os centros de saúde que estão participando do projeto:

- Hospital Pequeno Príncipe (PR)

- Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná – UFPR (PR)

- Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina – UEL (PR)

- Hospital Ministro Costa Cavalcanti (PR)

- Hospital Municipal Padre Germano Lauck (PR)

- Santa Casa de Porto Alegre (RS)

- Hospital Moinhos de Vento (RS)

- Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (RJ)

- Faculdade de Medicina do ABC – Centro Universitário Saúde ABC e Hospital Mário Covas (SP)

- Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (SP)

- Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP (SP)

- Santa Casa de Sorocaba (SP)

- Instituto Pensi – Hospital Sabará (SP)

- Laboratório de Genoma Humano da USP (SP)

- Hospital Dr. Miguel Soeiro - UNIMED Sorocaba (SP)

- Universidade Federal do Maranhão – UFMA (MA)

- Universidade CEUMA (MA)

- Clínica Alergia, Asma e Imunologia Clínica (MA)

- Centro Universitário do Estado do Pará (PA)

Luta contra o coronavírus

A participação do IPP no “COVID Human Genetic Effort” é uma das contribuições do Pequeno Príncipe na luta contra o novo coronavírus. Além desse estudo, existem outras pesquisas relacionadas à doença em andamento na instituição, que também está preparada para este enfrentamento na sua unidade de assistência, o Hospital Pequeno Príncipe, onde crianças e adolescentes com diagnóstico positivo para a COVID-19 estão recebendo tratamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar