Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setembro Amarelo: campanha visa a prevenção ao suicídio

Campanha é neste mês, mas as ações na Unoeste duram o ano todo - Foto: Gabriela Oliveira Campanha é neste mês, mas as ações na Unoeste duram o ano todo - Foto: Gabriela Oliveira

Unoeste realizará diversas ações durante o mês, período dedicado a alertar e levar conhecimento sobre o assunto à população

“Calma, respira, não pira”. Essa expressão já é conhecida por muitos estudantes, professores, funcionários da Unoeste e até mesmo pelo público externo por associá-la ao mês de setembro como o período de alertar a população sobre a prevenção ao suicídio. E a universidade, pelo terceiro ano consecutivo, realiza uma campanha institucional do Setembro Amarelo com várias ações e atividades com o objetivo de levar conhecimento e conscientização sobre a valorização à vida.

Como abertura das ações, o major Diógenes Martins Munhoz, bombeiro formado pela Academia da Polícia Militar de Barro Branco, idealizador e coordenador do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio da Escola Superior de Bombeiros (ESB) ministrará a palestra “Prevenção do suicídio em tempos de pandemia e isolamento social”, através do canal da Unoeste no Youtube no dia 10 de setembro, a partir das 18h.

De acordo com ele, é justamente neste período de pandemia e isolamento social que se faz necessário entender se a taxa de suicídio é também uma consequência da falta de contato com outras pessoas, se isso é mito ou verdade. “Infelizmente nos deparamos com a Covid-19 e inevitavelmente estamos convivendo mais com nosso familiares e amigos. Este tem sido o lado bom de todos os outros ruins dessa nova realidade. Pois bem, façamos do limão, uma limonada! Vamos estar mais presentes no convívio humano, ouvir mais, nos fazer mais presentes e exercitar a empatia falando e conversando muito mais. Desabafar, conversar e ser ouvido sempre será a melhor opção para a saúde mental”, salienta.

Já no dia 24, a professora e psicóloga do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) da Unoeste Ana Paula Fabrin também ministrará uma live no canal da Unoeste sobre “Prevenção do suicídio: Assunto só para setembro?”. A palestra também terá início às 18h.

A professora argumenta que este é um assunto para nos preocuparmos o ano inteiro, porém, em setembro lembramos da campanha mais com o objetivo de prevenção e conscientização. “A campanha dura este mês, mas as ações duram o ano todo, já que a Unoeste está preparada e amparada para lidar com este assunto seja com a nossa equipe de prevenção e contenção de crise, através do nosso ambulatório e setores de atendimento emergencial, ou pelo SUAPp. É importante lembrarmos que a gente não evita o suicídio, mas conseguimos trabalhar na prevenção e encaminhamento aos tratamentos adequados. Quanto mais falarmos, maior vai ser o entendimento e respeito das pessoas sobre o assunto”, explica.

Outras Ações

Nesta sexta-feira (4), a enfermeira e professora do curso de Enfermagem Mariana Vatag, ministrará a palestra “Cuidando de Quem cuida”, às 16h, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), no canal do Youtube da instituição. A docente abordará em primeira mão os resultados da pesquisa “O impacto da pandemia Covid-19 na saúde mental dos profissionais de Enfermagem do Estado de São Paulo”.

Na Unoeste Jaú, os alunos de Medicina, por meio da Extensão e Ação Comunitária (Proext), promoverão entre 8 e 11 de setembro o Simpósio de Prevenção ao Suicídio com quatro palestras com temas que debaterão as diversas situações de vulnerabilidades relacionadas ao suicídio. O evento será totalmente on-line e gratuito e as inscrições vão até o dia 7, exclusivamente pelo site.

Além disso, todos os dias de setembro, no Instagram da Unoeste, estão sendo postadas pílulas diárias nos stories com o intuito de levar esperança e conforto aos seguidores que estejam passando por dificuldades.

Mais informações sobre a campanha, materiais para downloads e canais de ajuda, através da página Suicídio Não, no site da Unoeste.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo