Hemorragia é pauta de debate da SOGESP
“Debates Informais” são parte da programação do Congresso Online SOGEP
A hemorragia obstétrica ainda representa um enorme desafio aos ginecologistas e obstetras do Brasil. Considerada uma das maiores causas de mortalidade materna, a ocorrência pode trazer sequelas temporárias ou, até mesmo, definitivas às gestantes e puérperas.
Por esses e outros motivos, a temática é sempre pauta nos eventos da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP). Dessa vez, o assunto será tratado no “DBI O3 Catástrofes Hemorrágicas: o que fazer?”, em 03 de setembro, às 20h.
Para Antonio Braga Neto, professor de obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), presidente da Associação Brasileira de Doenças Trofoblásticas Gestacional e coordenador do debate, a escolha do tema faz referência a sua relevância no contexto de saúde da mulher.
“A hemorragia como causa de morte materna é uma das maiores adversidades que a sociedade brasileira precisa enfrentar a fim de melhorar o indicador de qualidade de vida, dar segurança para as nossas mulheres no ciclo grávido-puerperal e, dessa forma, garantir que elas possam ser mães e os bebês tenham a figura materna presente em suas vidas”.
O DBI contará com a presença de debatedores atuantes e com vasta experiência no assunto. Inicialmente, cada um irá fazer suas respectivas considerações sobre hemorragias como uma catástrofe obstétrica e, logo após, será aberto o espaço para perguntas dos congressistas.
A discussão abrange as principais causas técnicas da intercorrência, abrangendo as hemorragias da primeira metade da gestação, como os abortamentos e gravidez ectópica, da segunda metade, englobando placenta prévia e descolamento prematuro da placenta, até as hemorragias intraparto e pós-parto.
“Os DBIs representam uma inovadora e importante estratégia, com uma grande interação entre debatedores e plateia. É uma ferramenta de atualização e educação médica continuada, fornecendo um espaço de perguntas valoroso que traz respostas específicas para as dificuldades do dia a dia dos ginecologistas e obstetras”, comenta Antonio.
DBI 03 - CATÁSTROFES HEMORRÁGICAS: O QUE FAZER?
03 de setembro, às 20h
Coordenador: Antonio Rodrigues Braga Neto
Debatedores:
Izildinha Maestá
Mario Macoto Kondo
Eduardo Augusto Brosco Famá
Conrado Savio Ragazini
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário