SEGS Portal Nacional

Saúde

Conheça os principais tipos de lipoaspiração e saiba quando são indicados

  • Segunda, 24 Agosto 2020 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Del Claro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com o avanço das pesquisas, surgem novas técnicas para auxiliar na remoção da gordura localizada. Cirurgião plástico explica como são realizadas e quais os benefícios de cada uma delas.

Gordura localizada é um problema que afeta grande parte das pessoas, causando grande desconforto estético. Não é à toa então que, segundo o último levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil aparece como o líder mundial em cirurgias plásticas, com a lipoaspiração sendo o procedimento mais realizado no país. E, graças ao avanço das tecnologias, surgem cada vez mais técnicas de lipoaspiração capazes de oferecer resultados ainda melhores com um nível de segurança altíssimo. Quer conhecer quais são as diversas técnicas de lipoaspiração disponíveis hoje? O cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), listou algumas abaixo. Confira:

Lipoaspiração assistida por sucção: Também conhecida como lipoaspiração a seco, essa é a técnica padrão, sendo realizada através de uma cânula que, conectada a um dispositivo de vácuo, é inserida na área a ser tratada onde é movida para frente e para trás para quebrar os depósitos de gordura e removê-los por meio de sucção. “Geralmente, a lipoaspiração a seco é recomendada para a remoção de pequenas quantidades de gordura, no máximo 100ml, pois, caso haja necessidade da retirada de quantidades maiores da substância, pode ocorrer perda significativa de sangue”, afirma o cirurgião.

Lipoaspiração tumescente: A lipoaspiração tumescente, também conhecida como hidrolipo, é qualquer técnica que conta com a injeção prévia de soro no local a ser tratado para facilitar a retirada da gordura. Exemplos dessa técnica incluem a lipoaspiração úmida e super-úmida, que se diferenciam pela quantidade de fluído que é aplicado. “O soro serve para romper e afrouxar os depósitos de gordura, tornando sua remoção menos agressiva e mais rápida, além de poder ser combinado com substâncias vasoconstritoras para diminuir o sangramento, sendo assim ideal para a remoção de maiores quantidades de gordura”, destaca o especialista.

Lipoaspiração a laser: A lipoaspiração a laser é feita com o auxílio de uma fibra que aquece a gordura e a pele antes da realização da aspiração tradicional com a cânula. “Utilizamos o laser de diodo, que promove o derretimento da gordura facilitando sua retirada, além de diminuir o sangramento”, afirma o cirurgião plástico. De acordo com o médico, como o laser aquece a pele, há retração e diminuição da flacidez. “O laser é passado na região da gordura profunda e logo abaixo da pele”, completa. Com relação à indicação, os pacientes com a saúde em dia e com gordura localizada na região da papada, braços, face interna das coxas, joelhos, abdômen e costas são os principais candidatos à técnica.

Lipoaspiração ultrassônica: “A lipoaspiração ultrassônica é basicamente a mesma coisa que a lipoaspiração a laser. O único diferencial é que, no lugar do laser, a ponta da cânula libera ultrassom, que também destrói as células de gordura antes de aspirá-las, facilitando sua remoção.”

Vibrolipoaspiração: A vibrolipoaspiração é feita por meio de uma cânula que vibra rapidamente, realizando movimentos de vai e vem, para facilitar sua penetração e a retirada da gordura. “Além de gerar mais conforto para o médico, já que diminui o esforço necessário para movimentar a cânula, a vibrolipoaspiração é ideal para pacientes que já passaram por uma lipoaspiração anteriormente, já que, após o procedimento, o corpo tende a formar áreas de fibrose que dificultam a remoção da gordura”, diz o médico.

Por fim, o Dr. Mário Farinazzo ressalta que não existe técnica melhor ou pior. “Tudo depende das características e necessidades do paciente, incluindo histórico médico, peso, quantidade de gordura, número de áreas que precisam ser tratadas e diversos outros fatores que devem ser avaliados pelo médico para que a melhor abordagem para o procedimento seja adotada”, finaliza.

FONTE: DR. MÁRIO FARINAZZO - Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version