Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Rio, completa 90 dias e já atendeu mais 740 pacientes de Covid-19

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mário Cesar Filho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Com capacidade de 200 leitos, o hospital é fruto da iniciativa privada: Rede D´Or, Bradesco Saúde e outros parceiros. Mais de 570 pacientes receberam alta

O Hospital de Campanha Lagoa-Barra, no Rio de Janeiro, completou 90 dias em operação com mais de 740 atendimentos realizados com casos de Covid-19, sendo 680 em CTI. A iniciativa, liderada pela Rede D´Or em parceria com Bradesco Saúde, Lojas Americanas, Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Banco Safra, trouxe uma relevante contribuição ao combate da doença, atendendo pacientes do SUS de 32 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Ao completar quatro meses no próximo dia 25/08, o hospital, que teve uma ocupação média de 74% (nos leitos de UTI), encerrará suas atividades.

Nesse balanço de três meses, foram registrados mais de 570 pacientes recuperados, o que corresponde cerca de 80% dos atendimentos. Inaugurado no fim de abril (25), antes do prazo previsto, o hospital conta com 200 leitos em operação, sendo 100 de UTI e 100 de enfermaria e recebeu investimento total de R$ 60 milhões.

“A Bradesco Saúde se orgulha em ter participado de uma iniciativa que salvou vidas em meio à pandemia, possibilitando ao cidadão um atendimento humanizado e de qualidade. Essa parceria com a Rede D’Or e outras empresas é um marco na história da companhia”, afirma Flavio Bitter, diretor gerente da Bradesco Saúde.

Com 97% do nível de satisfação, a equipe de profissionais de saúde priorizou o atendimento humanizado, com uso de tecnologia para aproximar pacientes e familiares, tendo realizado mais de 2,6 mil vídeochamadas. Outro exemplo foi o projeto “Ídolos do Bem”, com gravações em vídeo de mensagens de apoio feitas por atletas famosos, ídolos de pacientes internados, como uma forma de levar esperança em meio à recuperação da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde é a responsável por encaminhar os pacientes, por meio do sistema de regulação de vagas do Estado. Cerca de 70% dos pacientes veio das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade do Rio, mas o hospital recebeu também pacientes de 32 municípios indicados pelas Coordenações de Emergência Regionais (CER) e de outros hospitais públicos do Estado.

Hospital da UFRJ com novos leitos durante a pandemia

A Bradesco Saúde também apoiou a reestruturação do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Hospital do Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Cidade Universitária. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a ação viabilizou a expansão do atendimento exclusivo aos pacientes diagnosticados com a Covid-19, contemplando a ativação de 98 leitos de enfermaria, além da reforma predial e a compra de 60 equipamentos hospitalares.

A iniciativa, liderada pelo Movimento União Rio, contou com investimentos de pessoas físicas e de outras empresas, totalizando a doação de 170 leitos, entre enfermaria e CTI, com ocupação de 96% até o último balanço em julho. Já a gestão social foi realizada pelo Instituto da Criança.

“Além de contribuir para preservação de vidas vítimas da pandemia da Covid-19, essa ação ficará como importante legado para o hospital, com novas instalações que continuarão prestando o serviço de saúde para a população pós-pandemia”, destaca Flávio Bitter.

Sobre Bradesco Saúde

A Bradesco Saúde é líder consolidada do mercado de planos e seguros privados de saúde, com maior destaque no segmento de planos coletivos, para empresas de todos os tamanhos, atuando em todas as regiões geográficas do país. Hoje atendendo a cerca de 3,6 milhões de beneficiários, e presente em aproximadamente 1,4 mil municípios do país, a Bradesco Saúde e sua controlada Mediservice contam com ampla rede médica referenciada composta por mais de 46 mil prestadores médico-hospitalares, mais de 3,3 mil hospitais e cerca de 10,7 mil serviços de diagnósticos e análises laboratoriais.