Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Aplicativo BlueCor revoluciona o atendimento a pacientes com paradas cardiorrespiratórias

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wesley Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Desenvolvido pela RedFox, empresa especialista em soluções digitais, a ferramenta recomenda os protocolos médicos e facilita a tomada de decisão do corpo clínico

Atender o chamado de emergência para tratar de um paciente com parada cardiorrespiratória é um momento delicado e que envolve muito conhecimento, precisão e rapidez nas decisões, trabalho em equipe tudo isso envolvido por uma intensa pressão emocional pelo estresse do cenário. Não há espaço para indecisões e erros, cada segundo perdido é um divisor de águas entre o sucesso e o insucesso podendo custar a vida ou deixar sequelas no paciente.

Pensando nesse desafio, o cardiologista intervencionista com mais de 35 anos de experiência em emergências cardiovasculares, Dr. Ibsen Trindade, idealizou uma solução para conduzir o atendimento à esses pacientes. Desenvolvido pela RedFox, empresa especialista em soluções digitais, o BlueCor é um aplicativo que através de um fluxograma, baseado nos mais recentes protocolos da literatura mundial para o atendimento da parada cardiorrespiratória, recomenda as ações e facilita a tomada de decisão nesse delicado momento de atendimento do paciente.

O perfeito atendimento de uma parada cardiorrespiratória envolve estudo atualizado do assunto, treinamento regular e constante da equipe, que associados proporcionarão um processo decisório adequado e seguro, levando a resultados melhores, porém poucos médicos encaixam-se dentro desse perfil, pois a maioria dos médicos não são emergencistas, muitos não fizeram os cursos de atendimento de emergência e todos os médicos, em maior ou menor grau, estão na iminência de um atendimento de emergência pela própria característica da profissão.

Segundo o Dr. Ibsen Trindade, o objetivo de criar uma solução auxiliar à ação do médico é agilizar e tornar mais seguro o atendimento de um paciente que corre risco de vida, assim como diminuir erros que podem acontecer nesses momentos de grande tensão. Ele ressalta que em nenhum momento o aplicativo substitui a decisão do médico, mas vai auxiliá-lo a partir da análise de dados e da tecnologia de machine learnig.

“A palavra final, a decisão continua sendo do médico, a diferença é que, agora, ele pode contar com uma ferramenta auxiliar no processo decisório. O aplicativo recomenda procedimentos e doses de medicamento em um curto espaço de tempo que seria difícil para um médico que não vivencia essa situação no seu cotidiano. Dessa forma, o médico ganha tranquilidade e tempo para tomar as melhores decisões e coordenar a equipe”, diz.

A sócia-fundadora e CEO da RedFox, Isabela Abreu, destaca que a solução tem potencial para revolucionar o atendimento de pacientes com parada cardiorrespiratória. Isso porque, ao trazer inteligência de dados para o momento do acolhimento, a possibilidade de sucesso durante o tratamento é maior. “O atendimento é o momento crucial para pacientes nessas condições e, se ele é feito de forma acertada, as chances de recuperação aumentam”, diz.

Isabela Abreu explica que, para criar o aplicativo, a equipe de desenvolvimento da RedFox utilizou a metodologia de Design Sprint. Foi preciso entender e destrinchar toda a jornada dos protocolos médicos a fim de organizá-los de forma inteligente e prática no aplicativo. Além disso, foi criada uma área do administrador, que conta com estatística de dados, como demografia, volume de atendimentos e treinamentos.

Para testar a tecnologia, a RedFox desenvolveu uma função de treinamento em bonecos, que possibilitou às equipes aprenderem a utilizar o sistema com segurança em uma situação controlada. “Estamos muito felizes por ter transformado em realidade um projeto tão revolucionário como esse do Dr. Ibsen Trindade. Assim como ele, nós acreditamos que a tecnologia pode ajudar a salvar vidas e é isso que o BlueCor vai fazer”, conclui.

Sobre a RedFox

Fundada em 2016, a RedFox é uma empresa de transformação digital especializada nos segmentos de saúde e finanças. Sua missão é transformar a realidade das empresas por meio de soluções de tecnologia e cultura, tornando os processos mais ágeis, eficientes e impactando positivamente o negócio. Essas soluções também podem se se tornar produtos de prateleira, a serem implantados em outras empresas. Sua carteira de clientes é composta por grandes players do mercado, entre eles o Grupo Fleury e a DASA, instituições consideradas referência em saúde no Brasil, além da Alper, corretora de seguros com mais de R$ 1,5 bilhão em prêmios emitidos.

A equipe da RedFox é composta por Isabela Abreu (CEO), Gabriel Guerreiro (CTO), Diego Menezes (COO) e Luís Seixas (CFO). Pós-graduada em Economia Internacional pela University of Paris I: Panthéon-Sorbonne e alumni do Stanford Bio Design em parceria com o Einstein, Isabela tem passagens por empresas como KPMG e PwC, e há mais de cinco anos se dedica ao empreendedorismo e inovação.

Diego, por sua vez, é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem Mestrado em Economia pela Sorbonne University. Entre outras experiências, foi Head do escritório brasileiro da francesa Forizons, que atua no mercado de transformação digital. Por fim, Seixas conta com um MBA em Marketing pelo Ibmec, fez parte da equipe sênior de Varejo e Consumo e Setor Público da PwC Brasil, além de profunda experiência no mercado corporativo. Mais informações: https://redfox.tech.

Sobre Dr. Ibsen Trindade

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, com especialização em Medicina Interna e Cardiologia, com Doutorado e Mestrado pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, membro titular autorizado da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Foi professor dos cursos de Medicina da Universidade de Passo Fundo e da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente trabalha como Cardiologista Intervencionista em Palmas, Tocantins e é o CEO da BLUECOR empresa de desenvolvimento de softwares médicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar