Brasil,

4 medos comuns relacionados à cirurgia plástica desmitificados por um especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

4 medos comuns relacionados à cirurgia plástica desmitificados por um especialista

Cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance apontou as principais preocupações que as pessoas possuem na hora de decidirem passar por um procedimento estético.

Apesar dos avanços tecnológicos da medicina, que ampliam o acesso e a segurança dos procedimentos cirúrgicos, muitas pessoas ainda possuem medo de se submeter a uma cirurgia plástica, seja devido à anestesia, a recuperação, os resultados ou diversos outros motivos. E a principal causa desse receio nos pacientes é a falta de informação correta sobre as técnicas e procedimentos cirúrgicos. Então, para ajudar aqueles que ainda possuem medo de passar por um procedimento para corrigir aquele incomodo estético, a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), desmistificou as principais preocupações que as pessoas têm com relação à cirurgia plástica. Confira:

Anestesia – A anestesia causa grande medo aos pacientes, mas esse terror é claramente baseado em ideias e acontecimentos de muito tempo atrás, quando os conhecimentos sobre técnicas de anestesia eram escassos, o que levava a realização de procedimentos anestésicos inadequados que, consequentemente, podiam até causar a morte de pacientes em cirurgias mais simples. De lá para cá, a anestesia mudou muito e hoje é um procedimento médico de altíssima segurança se realizado por profissionais capacitados. “Quando se fala de anestesia, primeiro é preciso entender que o organismo de cada paciente se comporta de maneira diferente e que, consequentemente, as substâncias anestésicas podem ter ações diversas em pessoas distintas. Logo, o fato de um conhecido seu ter tido problemas com anestesia, afinal todo o procedimento possui algum tipo de risco, não quer dizer que você também vá sofrer com complicações causadas pelo uso do anestésico”, ressalta a cirurgiã. “Além disso, os riscos que envolvem a anestesia diminuíram muito ao longo dos anos. A anestesiologia foi uma das áreas médicas que mais evoluiu. O avanço da tecnologia combinado ao investimento em pesquisas na área levou à criação de novas drogas e técnicas que permitem a aplicação da anestesia com altíssimo grau de segurança.” Segundo a especialista, hoje o principal risco da anestesia está relacionado ao profissional que irá aplicá-la. Por isso, certifique-se que o médico que realizará o procedimento é devidamente qualificado.

Recuperação – É muito comum que os pacientes fiquem receosos com o período pós-operatório, já que, além de ser um momento que, na grande parte dos casos, exige repouso e, logo, impede o paciente de retomar suas atividades diárias, é durante a recuperação que surgem as principais complicações, como inchaço, hematomas e sangramentos. Mas, segundo a Dra. Beatriz, basta seguir fielmente as recomendações de seu médico para passar por esse momento com segurança e garantir o melhor resultado para o procedimento. “No geral, o pós-operatório de uma cirurgia plástica exige que o paciente permaneça em repouso, evite realizar esforços físicos, pare de fumar e consumir álcool e evite se expor ao sol. Porém, como cada cirurgia plástica exige uma recuperação diferente, o passo mais importante durante um período pós-operatório tranquilo é ater-se às recomendações dadas pelo seu médico antes da cirurgia", recomenda. “Em caso de dúvidas, pergunte novamente quais são as orientações e não deixe para pesquisá-las depois na internet, pois o ambiente digital está repleto de informações incorretas que podem colocar sua saúde física e mental em risco.”

Qualidade do resultado – Outra preocupação que afeta a maior parte dos pacientes é com relação ao resultado, pois muitos temem que o efeito final da cirurgia seja muito artificial. Porém, ao contrário do que muitos pensam, a cirurgia plástica é sim capaz de proporcionar resultados extremamente naturais. “O segredo do resultado natural que todos buscam está na indicação correta do procedimento. Para obter o melhor resultado é preciso que o cirurgião plástico realize um estudo pleno de toda a estética facial da paciente antes de recomendar uma cirurgia específica. É dever do cirurgião trabalhar de forma a proporcionar o resultado mais próximo do natural, mantendo a estética facial e evitando que o rosto perca sua expressão natural. Daí a importância de buscar por um profissional qualificado”, destaca. Além disso, alguns pacientes receiam que o resultado do procedimento não atinja suas expectativas, o que pode ser resolvido através de conversa franca com seu cirurgião antes da cirurgia. “É preciso ter expectativas realistas sobre o resultado da cirurgia e ser honesto consigo mesmo e com o seu médico sobre o que deseja. O cirurgião plástico está lá para ouvir e oferecer conselhos e opções para ajudá-lo a alcançar o resultado desejado”, diz a especialista.

Má cicatrização – O tamanho, aparência e visibilidade de certas cicatrizes cirúrgicas podem causar grande incômodo aos pacientes, sendo assim um impedimento para algumas pessoas realizarem procedimentos invasivos. “Mas é importante ter em mente que cirurgiões plásticos qualificados e experientes sempre vão fazer o possível para que a cicatriz seja o mais imperceptível possível”, afirma a médica. No entanto, algumas cirurgias exigem incisões maiores que, consequentemente, formam cicatrizes mais visíveis. Além disso, o processo de cicatrização é tão complexo que qualquer desajuste pode deixar uma cicatriz diferente do tecido original. Mas a boa notícia é que é possível investir em cuidados para que o processo de cicatrização ocorra sem problemas e da forma mais rápida possível. “Por exemplo, manter o local seco e limpo e respeitar as orientações do médico é sempre indispensável para que não haja o risco de infecções. Outro cuidado fundamental é diminuir a tensão entre um lado e outro da ferida, imobilizando o local e evitando fazer esforço. Porém, os cuidados mais importantes durante a cicatrização são a hidratação e, principalmente, a fotoproteção do local, já que a exposição solar pode estimular as células produtoras do pigmento da pele, o que pode conferir um aspecto escurecido à cicatriz”, aconselha a Dra. Beatriz.

Por fim, caso você ainda tenha algum receio sobre o procedimento, o melhor a fazer é conversar com o seu médico. Anote as dúvidas que você possui com relação ao procedimento e pergunte tudo o que desejar ao cirurgião, seja sobre os custos, o pré e o pós-operatório, a anestesia, a duração do procedimento, o local da cirurgia, as complicações e os resultados. Dessa forma, você poderá sair do consultório mais confiante, seguro, tranquilo e com a certeza de que quer realizar o procedimento.

DRA. BEATRIZ LASSANCE - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar