Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Volta aos treinos: Ortopedista dá dicas para evitar lesões na academia

Respeitar os limites do corpo, fazer alongamento e observar a postura estão entre as recomendações do especialista

Recentemente, algumas cidades do Brasil já receberam as autorizações para que as academias voltassem a abrir as portas, desde que professores, funcionários e alunos seguissem os protocolos de segurança com medidas de higiene e distanciamento. E com essa retomada, surge uma preocupação por conta dos ortopedistas em relação à algumas ações que podem colocar o corpo em risco na hora de se habituar ao novo ritmo.

“Realizar regularmente algum tipo de atividade física é uma ótima aposta para manter a saúde física e psicológica em dia. Entretanto, nesse momento ela precisa ser gradual e é fundamental estar atento a alguns cuidados. A redução do nível de condicionamento e a prática de exercícios realizados de forma inadequada podem desencadear problemas ortopédicos, tais como: estiramentos e rupturas, tendinites, bursites, entre outros problemas de ombro, cotovelo, coluna e até joelho”, ressalta o ortopedista e especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC, Dr. Layron Alves.

E para que você não sofra com esses problemas e retome seu condicionamento físico, confira algumas orientações do especialista:

- Faça alongamentos e se aqueça antes;
- Não utilize peso muito maior do que pode aguentar e nem tão leve ao ponto de ter uma "folga" nas articulações;
- Respeite os limites do corpo e não treine em excesso, a volta ao ritmo habitual também deve ser progressiva;
- Sempre preste atenção na postura e praticar as técnicas de forma adequada;
- Evitar repetir os mesmos treinos seguidamente;
- Tenha sempre a orientação de um profissional, seja ele educador físico ou personal trainer. E em caso de qualquer dor anormal que dure por mais de 10 dias, procure um atendimento médico.

Em tempos de pandemia da Covid-19, vale lembrar que é preciso respeitar algumas regras para evitar a transmissão da doença. Elas vão desde o uso de máscaras que não causam nenhum prejuízo ao seu rendimento, respeitar as medidas de higienização dos aparelhos, manter o distanciamento de no mínimo 1,5 metro dos outros frequentadores, levar sua própria garrafa de água e, em caso de suspeita da doença, evitar frequentar o ambiente”, finaliza o médico.

Dr. Layron Alves – Ortopedista – Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). O especialista é preceptor efetivo da residência médica do Hospital Ipiranga SP. Atualmente mestrando e doutorando em Ciências da saúde e membro do grupo de cirurgia do ombro e cotovelo da Faculdade de Medicina do ABC. Instagram: @drlayronalves


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::