SEGS Portal Nacional

Saúde

Hospital Bom Pastor e a referência para à saúde indígena no norte do Brasil

  • Segunda, 10 Agosto 2020 11:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Na região de Guajará-Mirim, em Rondônia, a unidade atua na assistência humanizada de 890 mil índios

Entender, respeitar e incorporar a cultura dos indígenas são os primeiros passos para prestar um atendimento de saúde com qualidade para a população indígena brasileira. No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Hospital Bom Pastor (HBP), unidade própria da Pró-Saúde na região Norte do Brasil, se destaca na atuação humanizada em um lugar bastante remoto do país.

Diferente de hospitais dos grandes centros urbanos, o Bom Pastor é referência no atendimento à saúde indígena para mais de 50 aldeias na região de Guajará-Mirim, em Rondônia, onde 90% do acesso é por meio fluvial. Atendendo uma população de cerca de 890 mil indígenas, a unidade realiza consultas, exames, cirurgias, partos e internações, com estrutura pensada especialmente para este público.

Humanizar o ambiente hospitalar é proporcionar espaços saudáveis, que tragam sensação de bem-estar. Além disso, envolve também a particularização do tratamento, considerando as individualidades de cada um, e a valorização do contato entre profissionais da saúde e pacientes. São pontos importantes, que convergem para o surgimento de um clima mais agradável e favorável a cultura local.

“A saúde especializada para os povos indígenas mostra seu o verdadeiro sentido quando incluímos a humanização. Ter um local adequado, que acompanhe a cultura, e traga o sentimento de pertencimento, é essencial”, ressalta a diretora Técnica do Bom Pastor, Márcia Guzman.

Preocupados em promover serviços que fossem adequados a cultura indígena, a equipe da unidade oferece recursos específicos, como intérprete com fluência no dialeto das tribos, uma dieta balanceada que considera os hábitos alimentares nas aldeias e redes no lugar das camas hospitalares. Destaque ainda para a oca indígena, construída na parte externa da unidade, que humaniza o atendimento dos pacientes e visitantes, proporcionando um ambiente similar ao modo habitual de vida.

O monitoramento constante no cuidado indígena

A saúde do paciente indígena precisa de um monitoramento constante. Por isso, a equipe assistencial permanece preparada para identificar e reconhecer as necessidades e a especificidade de cada paciente, que neste caso, vive em meio à floresta amazônica.

“O maior cuidado é na parte das emergências, pois os indígenas não têm o costume de buscar atendimento hospitalar o tempo todo, somente quando há um agravamento no quadro de saúde. Assim, é necessário sempre checar se eles precisam de algo e se está tudo bem”, revela Márcia.

No Bom Pastor, cerca de 70% dos partos realizados são normais. Esses números apresentam uma situação melhor do que a média nacional, uma vez que dados do Ministério da Saúde apontam que, dos 2,7 milhões de partos realizados no país, em 2017, no serviço público de saúde, apenas 44,5% foram normais. Mais um detalhe: a unidade é a única maternidade do município, por isso, todas as gestantes são diretamente encaminhadas ao hospital.

“Ser um hospital de referência no atendimento indígena é desafiador, mas junto com a gestão da Pró-Saúde foi possível formar uma equipe multidisciplinar para prestar o acolhimento e assistência de toda a população, proporcionando inclusive uma logística eficiente para o abastecimento de insumos”, ressalta a diretora.
Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version