Brasil,

Hospital Bom Pastor e a referência para à saúde indígena no norte do Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação – Pró-Saúde
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Na região de Guajará-Mirim, em Rondônia, a unidade atua na assistência humanizada de 890 mil índios

Entender, respeitar e incorporar a cultura dos indígenas são os primeiros passos para prestar um atendimento de saúde com qualidade para a população indígena brasileira. No Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Hospital Bom Pastor (HBP), unidade própria da Pró-Saúde na região Norte do Brasil, se destaca na atuação humanizada em um lugar bastante remoto do país.

Diferente de hospitais dos grandes centros urbanos, o Bom Pastor é referência no atendimento à saúde indígena para mais de 50 aldeias na região de Guajará-Mirim, em Rondônia, onde 90% do acesso é por meio fluvial. Atendendo uma população de cerca de 890 mil indígenas, a unidade realiza consultas, exames, cirurgias, partos e internações, com estrutura pensada especialmente para este público.

Humanizar o ambiente hospitalar é proporcionar espaços saudáveis, que tragam sensação de bem-estar. Além disso, envolve também a particularização do tratamento, considerando as individualidades de cada um, e a valorização do contato entre profissionais da saúde e pacientes. São pontos importantes, que convergem para o surgimento de um clima mais agradável e favorável a cultura local.

“A saúde especializada para os povos indígenas mostra seu o verdadeiro sentido quando incluímos a humanização. Ter um local adequado, que acompanhe a cultura, e traga o sentimento de pertencimento, é essencial”, ressalta a diretora Técnica do Bom Pastor, Márcia Guzman.

Preocupados em promover serviços que fossem adequados a cultura indígena, a equipe da unidade oferece recursos específicos, como intérprete com fluência no dialeto das tribos, uma dieta balanceada que considera os hábitos alimentares nas aldeias e redes no lugar das camas hospitalares. Destaque ainda para a oca indígena, construída na parte externa da unidade, que humaniza o atendimento dos pacientes e visitantes, proporcionando um ambiente similar ao modo habitual de vida.

O monitoramento constante no cuidado indígena

A saúde do paciente indígena precisa de um monitoramento constante. Por isso, a equipe assistencial permanece preparada para identificar e reconhecer as necessidades e a especificidade de cada paciente, que neste caso, vive em meio à floresta amazônica.

“O maior cuidado é na parte das emergências, pois os indígenas não têm o costume de buscar atendimento hospitalar o tempo todo, somente quando há um agravamento no quadro de saúde. Assim, é necessário sempre checar se eles precisam de algo e se está tudo bem”, revela Márcia.

No Bom Pastor, cerca de 70% dos partos realizados são normais. Esses números apresentam uma situação melhor do que a média nacional, uma vez que dados do Ministério da Saúde apontam que, dos 2,7 milhões de partos realizados no país, em 2017, no serviço público de saúde, apenas 44,5% foram normais. Mais um detalhe: a unidade é a única maternidade do município, por isso, todas as gestantes são diretamente encaminhadas ao hospital.

“Ser um hospital de referência no atendimento indígena é desafiador, mas junto com a gestão da Pró-Saúde foi possível formar uma equipe multidisciplinar para prestar o acolhimento e assistência de toda a população, proporcionando inclusive uma logística eficiente para o abastecimento de insumos”, ressalta a diretora.
Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar