Brasil,

Dor crônica leva pacientes a buscarem tratamento com cannabis medicinal

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliana Morales
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Maioria dos pacientes que chega aos consultórios em busca da cannabis medicinal tem essa condição. 2020 é o Ano Global para a Prevenção da Dor.

O alívio da dor crônica é de longe a condição mais comum citada pelos pacientes para o uso médico da cannabis. É o que dizem os estudos e revisões científicas, como este da publicação The National Academies of Science, The Health Effects of Cannabis and Cannabinoids. O estudo1 lista, por exemplo, que 94% dos portadores de cartões de identificação médica de cannabis do Colorado (USA), em 2014, indicaram "dor grave" como uma condição médica. Outro estudo na mesma revisão relatou que 87% dos participantes estavam procurando cannabis medicinal para o alívio da dor. Este mesmo fato é comum nos consultórios de médicos que prescrevem a cannabis medicinal. “A maior parte dos meus pacientes, cerca de 80%, chegou em busca de alívio para dores crônicas por meio do uso de canabinóides”, relata o médico e diretor associado global da Canopy Growth, Dr. Wellington Briques. “Os dados de estudos recentes2 sugerem também que vários pacientes com dor estão substituindo o uso de opioides pela cannabis medicinal no tratamento da dor crônica”.

O uso da cannabis no alívio da dor foi objeto de uma revisão2 feita em 2015 que comparou a aplicação dos canabinóides às opções terapêuticas habituais e ao placebo para 10 condições diferentes. Foram identificados 28 ensaios em pacientes com dor crônica (2.454 participantes). A condição médica relacionada à dor crônica mais frequente foi a neuropatia (17 ensaios); outras condições incluíam dor por câncer, esclerose múltipla, artrite reumatoide, problemas musculoesqueléticos, etc. As análises sugeriram que os canabinóides derivados de plantas aumentam as chances de melhoria da dor em aproximadamente 40%. Uma outra revisão3 mais recente (2020), da publicação Clinical Medicine Insights e realizada com 4006 participantes, mostrou que em comparação com placebo, os canabinóides mostraram uma redução significativa na dor.

O Dr. José Roberto Lazzarini, diretor médico da Spectrum Therapeutics para a América Latina, cita um outro estudo4 publicado pelo jornal da Academia Médica Americana. “Este estudo traz evidências robustas sobre a utilização da cannabis medicinal para dor crônica, dor neuropática e espasticidade devido à esclerose múltipla. Seis ensaios que incluíram 325 pacientes examinaram dor crônica, outros seis ensaios incluíram 396 pacientes e investigaram dor neuropática, e 12 ensaios que incluíram 1600 pacientes focados na esclerose múltipla. Estes ensaios revelaram que os canabinóides podem ser eficazes para estas indicações”.

2020 é o Ano Global para a Prevenção da Dor5, data estabelecida pela Associação Internacional de estudo da Dor5. A dor crônica é aquela que continua presente por mais de 3 meses ou dura mais do que o tempo esperado de recuperação esperada. Estima-se que 1 em cada 5 pessoas na população mundial experimenta alguma forma de dor crônica. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED)6, ao menos 37% da população brasileira, cerca de 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica. Os tipos mais comuns de dor crônica incluem: dor musculoesquelética (por exemplo dor lombar, artrite) dor neuropática (neuropatia periférica, neuralgia) síndromes de dor funcional (fibromialgia, enxaqueca crônica) dor crônica após cirurgia e dor cancerígena. “A dor crônica representa um grande transtorno, tanto para o paciente como para a sociedade em geral, pois chega a ser incapacitante e pode provocar a redução da atividade e o isolamento social”, comenta o especialista. “Dessa forma, a busca por opções que incluem todas as alternativas, incluindo a cannabis, permite chegar a novas terapias em benefício dos pacientes”.

Estudos e publicações mencionados no texto
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK425767/#sec_000098
2. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK425767/#sec_000098
3. https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1179544120906461
4. http://www.africanhemp.co.za/images/research/JAMA_Chronic_Pain.pdf
5. https://www.iasp-pain.org/GlobalYear
6. https://sbed.org.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar